Mais de 50 sites piratas vão ser bloqueados em Portugal

6

Tor Håkon / Flickr

-

A Inspeção Geral das Atividades Culturais terá enviado aos operadores de telecomunicações a lista com mais de 50 sites com conteúdo pirata, com o objetivo de estes serem bloqueados nos próximos dias.

Foi no início desta semana que a Inspeção Geral das Atividades Culturais (IGAC) enviou a lista com os 51 sites piratas que as operadoras de telecomunicações, nomeadamente, a Cabovisão, a Meo, a NOS e a Vodafone, deverão bloquear nos próximos dias, avança a Exame Informática.

Esta medida tem como principal objetivo o combate à pirataria em Portugal, já que todos os sites são emissores assumidos de conteúdos multimédia não autorizados como, por exemplo, vídeos, jogos, revistas e músicas.

A notificação foi enviada no âmbito de um memorando de entendimento entre a secretaria de estado da cultura, a IGAC, os representantes das operadoras, a indústria do cinema e as associações de combate à pirataria.

De acordo com a revista, os sites sujeitos a este bloqueio foram selecionado devido à sua popularidade, ao número total de visitas e pelos repositórios de ficheiros piratas que têm à disposição.

A notícia divulgada pela Exame Informática tem a lista completa dos sites que estão sujeitos a bloqueio e alguns deles já se encontram bloqueados, como é o caso do Tugaflix, o Tuga.io, o Toppt, o Ratotv e o FilmesOnlineGrátis.

Estes 51 sites são a primeira das muitas investidas acordadas. O memorando de entendimento prevê que sejam enviadas, duas vezes por mês, notificações com listas de sites que devem ser bloqueados.

ZAP

6 Comments

  1. Não percebo este tipo de democracia que Portugal tem.
    ainda falam e escrevem e visitam Angola para dar exemplos de boa democracia, até os cornos de satanás estão a ficar curvados com tanta BURRICE.

    • Que tu não percebes nada de nada, já todos tínhamos percebido: basta ler os teus comentários!!
      Podes começar por te informares do que é uma democracia, antes de escreves mais barbaridades…

  2. Por este meio se informa que o servidor de DNS privado da presidência da república NÃO está a bloquear os sites que estão censurados para todos os demais cidadãos portugueses, nos DNS das suas operadoras. É mais um caso de “alguns podem, outros não”, à boa maneira portuguesa.

    Ora testem (é um servidor DNS pouco conhecido do público, por razões óbvias, mas basta configurá-lo no vosso PC ou router como qualquer outro):

    192.162.17.5 (ns1.presidencia.pt)

    Voilá… magicamente, todos os sites censurados já estão a funcionar outra vez.

    Por este meio se sugere aos caros amigos com contactos nos meios de comunicação e imprensa que começem a preparar a notícia, com um título do género “Censura da Internet em Portugal é Para os Cidadãos Mas Não Para os Governantes”, ou “Censura em Portugal Não se Aplica Ao Sr. Presidente da República”, por exemplo.

    Porque, sendo a censura uma coisa considerada feia em Portugal desde o 25 de Abril de 1974, e sendo portanto a questão da censura actual da Internet neste país já vergonhosa que chegue, esta pequena notícia que vos trago pode mesmo ser a tal gota de água que faz transbordar o caldo.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.