Mais de 30 movimentos terroristas já manifestaram apoio ao grupo Estado Islâmico

4

AK Rockefeller / Flickr

-

Até agora, 31 movimentos jihadistas em todo o mundo juraram lealdade ao grupo Estado Islâmico (EI) e 10 expressaram-lhe o seu apoio, segundo uma lista elaborada pelo centro de vigilância de grupos extremistas norte-americano IntelCenter.

Os 31 movimentos estão espalhados por todo o mundo, num arco que vai da Argélia, a oeste, à Indonésia, a leste.

Abu Barkr al-Baghdadi, líder do grupo Estado islâmico ou Daesh, segundo o acrónimo em árabe, proclamou no final de junho de 2014, na cidade iraquiana de Mossul, o estabelecimento de um califado e assumiu o nome de “califa Ibrahim”, pedindo aos muçulmanos em todo o mundo para lhe jurarem lealdade.

Um grupo na Argélia (o Batalhão Al Huda, no Magrebe), outro no Sinai egípcio (Jamaat ansar Bait al-Maqdis) e ainda outro em Baalbeck, Líbano (Liwa Ahrar al-Sunna) juraram lealdade ao novo chefe quase imediatamente, seguidos nas semanas e meses seguintes por mais 18 movimentos, entre os quais o Boko Haram, na Nigéria e o Jund al-Khilafah, na Tunísia.

Dez outros grupos, segundo o IntelCenter, expressaram o seu apoio ao califa sem recorrerem à ação mais formal de jurar lealdade.

Estes 31 movimentos são de tamanho e importância diferentes, alguns são bem organizados e possuem centenas ou às vezes milhares de combatentes e outros quase não existem ou são dissidentes de movimentos jihadistas conhecidos, consideram os especialistas.

/Lusa

4 Comments

  1. Possa!!!! e salvo seja ate pensei que Portugal estava num todo metido nesta estatística. Pelo menos não são todos da mesma ideia.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.