130 mortos, pelo menos 82 crianças, em ataque talibã a escola do Paquistão

2

Pelo menos 130 pessoas, na maioria crianças, foram mortas no ataque lançado esta terça-feira por um comando talibã contra uma escola militar em Peshawar, no noroeste do Paquistão, segundo um novo balanço divulgado com o ataque ainda em curso.

A maior parte das crianças foi morta com um tiro na cabeça, segundo o ministro da Informação provincial, Mushtaq Ghani, que deu também conta de 25 feridos graves.

Um anterior balanço, numa altura em que o edifício já estava cercado pelo exército paquistanês e por diversos veículos de emergência e helicópteros, estabelecia o número de mortos em 95, 82 dos quais crianças.

Segundo testemunhas, o ataque começou com uma forte explosão na Escola Militar Pública de Peshawar, após a qual homens armados entraram no estabelecimento e foram de sala em sala disparando contra os alunos.

O grupo Tehreek-e-Taliban Pakistan (TTP) reivindicou o ataque como uma retaliação por uma grande operação do exército em curso desde junho contra enclaves nas zonas tribais do Waziristão do Norte e Khyber que, segundo fontes oficiais, já fez mais de mil mortos. O movimento dos talibãs paquistaneses lidera, desde 2007, uma sangrenta guerra contra o Governo de Islamabad.

O primeiro-ministro paquistanês, Nawaz Sharif, descreveu o ataque como “uma tragédia nacional perpetrada por selvagens”.

O ataque foi lançado cerca das 10h30 locais (5h30 em Lisboa) quando um grupo de pelo menos cinco homens armados, alegadamente vestidos com uniformes militares, entrou na escola, onde se encontravam cerca de 500 pessoas, entre alunos e professores.

Fonte da segurança paquistanesa disse à agência France Presse que havia centenas de alunos e funcionários na escola quando o ataque começou. Fonte do exército disse que a maioria das pessoas foi retirada do local.

A escola faz parte do sistema de Escolas Militares Públicas paquistanês, que gere 146 estabelecimentos de ensino frequentados por filhos de militares e civis entre os 10 e os 18 anos.

/Lusa

2 Comments

  1. Nem os nazis fariam melhor que estes selvagens. Como é que se pode viver com tanto ódio tanta raiva? Como é que alguém pode levantar a bandeira da vitória em cima do cadaver das crianças inocentes? Que mundo é que estes fanáticos querem para os seus filhos?………………………………

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.