/

Bancos sob suspeita avaliam se há “incumprimento de obrigações” no Novo Banco

3

Os maiores bancos do mundo vão reunir-se esta quinta-feira, em Londres, para avaliar o problema criado pelo Banco de Portugal nas obrigações do Novo Banco.

A Associação Internacional de Swaps e Derivados, que reúne instituições com o Bank of America, Barclays, Citibank e Credit Suisse, teve esta quarta-feira um encontro de urgência.

O encontro terminou de forma inconclusiva, obrigando a uma segunda ronda esta quinta-feira, para debater o polémico caso do banco português e discutir a solução encontrada pelo Banco de Portugal.

A reunião poderá decidir se há ou não um “evento de crédito” (incumprimento de obrigações) no caso do Novo Banco, e se devem ser acionados os respetivos seguros para cobrir as perdas em que os “institucionais” entretanto incorreram ou vão incorrer.

Segundo a Bloomberg, se os bancos decidirem de forma inequívoca que há evento de crédito, está em causa o risco de incumprimento de 50 linhas obrigacionistas do Novo Banco no valor de 18 mil milhões de euros em dívida, na sequência da decisão “arbitrária” tomada pelo Banco de Portugal,

Este ano, o grupo especializado da ISDA já reuniu nove vezes sobre este assunto, para recolher e debater detalhes adicionais sobre o que aconteceu e selecionar um painel externo que ajude a avaliar o sucedido.

No encontro estarão representantes do Bank of America, Barclays Bank, BNP Paribas, Citibank, Credit Suisse, Deutsche Bank, Goldman Sachs, JPMorgan Chase, Morgan Stanley, Nomura, Mizuho, Société Générale, AllianceBernstein, Blue Mountain Capital Management, Citadel, Pimco, Cyrus Capital Partners, e Elliott Management.

Deste painel de avaliação é de realçar a presença de entidades bancárias que, elas próprias, têm sido notícia recentemente por más práticas ou suspeitas de irregularidades e ilegalidades.

É o caso por exemplo do Barclays e Deutsche Bank, acusados de más práticas nos EUA em julho de 2014, e do JPMorgan, que em janeiro de 2015 foi obrigado a pagar mil milhões de dólares por manipulação cambial em janeiro de 2015.

Além dos mesmos Barclays e Deutsche Bank, vários dos bancos representados neste encontro de urgência foram alvo de investigações nos EUA, na Europa e na Ásia por manipulação do mercado cambial, entre os quais o Bank of America, o Citigroup, a Morgan Stanley, o BNP Paribas, e a Goldman Sachs.

ZAP

3 Comments

  1. Bancos e seguradoras, tudo farinha do mesmo (mau) saco. Quando são apenas os contribuintes a pagar pelos erros (roubos) da grande finança aí já está tudo bem.
    Cambada de hipócritas.

    • Este sistema foi criado exactamente com esse propósito: os bancos nunca perdem, só podem ganhar e quem paga sempre as favas é o povinho, que desde que nascemos somos logo escravos deste sistema financeiro.
      Sugiro que pesquisem por “Michael Tellinger” A origem do dinheiro e a Sociedade Ubuntu.
      Um bem haja!

  2. Uiii a reunião dos padrinhos para bater no Carlos Costa.
    Já alguém os informou que cá em Portugal já avaliamos o BdP e está tudo fixe ?
    Nunca o BdP falhou! Assim rezam todos os pareceres dos impolutos politicos e analistas financeiros deste país…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.