/

Maiores de 18 anos já podem terminar o Secundário pela Internet

3

liquene / Flickr

“O ensino secundário à distância de um clique”. É assim que a Escola Secundária de Camões, em Lisboa, anuncia o projecto-piloto que arranca já neste ano lectivo e que permite aos maiores de 18 anos terminarem os seus estudos secundários através da Internet, quase sem terem que ir à escola.

Segundo avança o DN, este modelo de ensino recorrente à distância vai arrancar a título experimental, na Escola Secundária de Camões, em Lisboa, e no Agrupamento de Escolas de Mangualde.

Trata-se de um sistema que visa “captar os jovens que tendo mais de 18 anos não têm o ensino secundário e não podem ir à escola assistir às aulas”, salienta o jornal.

Este ano lectivo irá funcionar em ensino online apenas o curso de Línguas e Humanidades, seguindo o mesmo programa do Ensino recorrente em regime presencial e tendo a mesma duração, ou seja, três anos.

As disciplinas do curso – Português, História, Inglês, Matemática Aplicada às Ciências Sociais, Literatura Portuguesa e Filosofia – serão divididas em três módulos.

Haverá algumas sessões em regime presencial, ao longo do curso, nomeadamente para a realização de testes ou apresentação de trabalhos, mas os estudantes poderão deslocar-se às escolas mais próximas da sua residência.

Previstas estão também aulas com todos os alunos e o professor ligados pela Internet ao mesmo tempo e que deverão decorrer em período nocturno, entre as 18 e as 23 horas.

A ideia da iniciativa é “desafiar alunos do Algarve a Coimbra”, salienta o DN, citando fonte da Secundária de Camões, onde o director João Jaime Pires salienta que, “tendo em conta que os cursos nocturnos são cada vez menos, este modelo pode ser o futuro“.

ZAP

3 Comments

  1. Viva ao Portugal dos doutores e engenheiros… Onde o facilitismo ao ensino impera, acabando por tirar o devido mérito a quem realmente batalhou para tirar somente uma simples licenciatura.

    Nos tempos idos onde o suado “12º ano” tinha uma credibilidade imensa, hoje um doutoramento ou mestrado provavelmente nem lhe chega aos pés, para nem falar de uma licenciatura.

    Tenho notado com alguma desilusão, que quem consegue bons rendimentos são aqueles que se formaram com estes tipos de facilitismos à formação de “encher chouriços”.

    Vale-nos a estatística, porque se investigarem os critérios… é triste…

    Ps: É a minha opinião, vale o que vale!

  2. Olá boa tarde tenho uma pergunta para quem mora no Algarve tem como participar tenho 26 anos não terminei meus estudos e quero terminar gostava de mais informações obrigado

  3. Um excelente iniciativa. Estou bem profissionalmente mas gostaria de terminar o 12º ano online por um questão de realização pessoal, uma vez que tenho horários de trabalho das 9h as 20h ou 21 h esta modalidade é excelente que no fundo já é seguida por vários paises.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.