Maior exercício militar da NATO desde 2002 inclui as redes sociais

marine_corps / Flickr

Marines dos EUA num exercício da NATO

Marines dos EUA num exercício da NATO

A NATO vai organizar no outono, em Portugal e em outros seis países, o maior exercício militar desde 2002, e que contará com a participação de cerca de 36 mil soldados, anunciou uma fonte da Aliança Atlântica.

O exercício irá realizar-se entre 3 de outubro e 6 de novembro, principalmente em Itália, Espanha e Portugal, indicou o general francês Jean-Paul Paloméros, em conferência de imprensa realizada em Washington.

Segundo o site da Marinha Portuguesa, este “vai ser o maior exercício após o período da Guerra Fria”.

O exercício, denominado ‘Trident Juncture‘, vai contar com a participação de 27 das 28 nações que compõem a NATO e vai ter lugar em sete países pertencentes a esta organização, acrescentou o general.

Os cenários do exercício vão integrar todas as componentes da “guerra moderna”, como defesa antimíssil, ataques informáticos, e a “guerra híbrida” com as suas operações de propaganda, mas, segundo o general Paloméros, não estará relacionado com o clima de tensão que se vive entre a Ucrânia e a Rússia.

As redes sociais também vão fazer parte do exercício militar como se fossem adversários fictícios, explicou Paloméros, adiantando que a NATO irá tentar acompanhar o exercício dos cibernautas.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.