//

Mãe que se atirou ao rio já tinha tentado atirar-se de outra ponte com os filhos

4

Hugo Delgado / Lusa

A mulher que se atirou ao rio com o filho de seis anos, em Barcelos, já tinha tentado atirar-se de outra ponte, na mesma cidade, com este e com o outro filho, há apenas uma semana. Um dado que surge quando as buscas pela criança desaparecida nas águas continuam.

Susana Maria Pereira, de 37 anos, atirou-se da ponte de Rio Covo Santa Eugénia, em Barcelos, na sexta-feira, ao fim da manhã. Estava com o filho de 6 anos, que continua desaparecido nas águas, e encontra-se hospitalizada, podendo vir a ser acusada de homicídio.

Atualização: Encontrado corpo da criança desaparecida em Barcelos

A mulher estaria a viver um “período depressivo”, conforme aponta o Público. Uma amiga da mulher, que trabalhava numa pastelaria em Barcelos, revela ao Jornal de Notícias que esta já tinha tentado suicidar-se há uma semana, com os dois filhos de seis e dois anos, noutra ponte da cidade.

“A Susana já tinha tentado pôr termo à vida há uma semana. Quis atirar-se da ponte Medieval (centro de Barcelos), mas foi travada por populares”, conta a amiga não identificada pelo Jornal de Notícias.

“Ela disse que se pusesse termo à vida levaria o Carlitos (o filho mais velho) com ela, porque ele não sobreviveria sem ela, nem ela sem ele“, diz ainda a mesma amiga, revelando que Susana lhe enviou uma mensagem de despedida, durante a madrugada.

Um familiar da mulher, que a visitou no hospital, contou também ao Jornal de Notícias que ela “perguntou pelo menino”. “Está desesperada, diz que quer morrer, que devia ter morrido”, relata a mesma fonte que não se quis identificar.

Ao Correio da Manhã a sogra da mulher revela que “ela tinha começado a tomar a medicação só na segunda-feira, mas desistiu logo“.

“Não consigo ter raiva da minha nora, tenho sim é muita pena. Ela não pode estar bem da cabeça e agora vai pagar pelo que fez. Tirou a vida ao menino e destruiu a dela e a do meu filho”, lamenta ainda a avó da criança desaparecida.

Vingança do marido por traição

Na base da tentativa de suicídio da mulher poderá estar uma intenção de se vingar do marido por causa de uma alegada traição, refere o Jornal de Notícias, realçando que o filho que está desaparecido tinha o mesmo nome do pai e do avô paterno.

“Não é uma assassina ou uma louca, como muitos pensam, ela estava em grande sofrimento. Sentia-se humilhada pela traição do marido“, refere o familiar citado acima, em declarações ao Jornal de Notícias.

O pai da criança esteve na sexta-feira no local da tragédia e teve que receber apoio psicológico no quartel dos Bombeiros de Barcelos.

A mulher encontra-se hospitalizada em Braga, em estado grave, mas “não corre risco de vida” e “vai manter-se em vigilância no serviço de urgência”, conforme refere a assessora de imprensa do hospital, Elisabeth Ferreira, ao Público.

A mãe pode vir a ser acusada de homicídio qualificado, conforme nota a Procuradoria-Geral Distrital do Porto (PGD-P) num comunicado, onde revela que já abriu um “inquérito, para investigação dos factos”.

A PGD-P esclarece ainda que, “relativamente à criança que se encontra desaparecida, não está pendente ou arquivado processo de natureza tutelar cível ou de promoção e protecção, quer no tribunal, quer na CPCJ da área da sua residência”.

Buscas pela criança retomadas

Entretanto, as buscas no rio Cávado para tentar encontrar o menino foram retomadas, este sábado, com três embarcações na água e várias equipas a prepararem-se para mergulhar, informou fonte dos bombeiros.

“As buscas estão a ser retomadas. Já temos três barcos na água e várias equipas vão iniciar o mergulho. Neste momento estão 20 operacionais no terreno”, disse à Lusa José Simões, adjunto do comando dos Voluntários de Barcelos.

As buscas iniciaram-se na sexta-feira às 13:00 e foram suspensas às 19h30.

ZAP / Lusa

4 Comments

  1. Situação de uma tristeza atroz que, na minha modesta opinião, poderia ter sido evitada com a atempada identificação da depressão profunda em que esta mulher se encontrava e efectivo apoio psicológico 🙁

  2. Claro que é uma louca e assassina!!
    Em mais sofrimento ficou a família e amigos depois de ela assassinar o próprio filho!…
    Custe o que custar, mas, uma mãe que mata o próprio filho, não se pode desculpar!…

  3. Sempre a mesma treta neste país, se estava identificada devido ao sucedido na semana anterior porque razão fica com a guarda dos filhos e não é internada num hospital até haver garantias de estabilização? Normalmente estes doentes rejeitam a medicação e para eles quem está maluco não são eles mas todos os outros que os rodeiam também poderá haver aqui para além da própria doença um sentimento vingativo muito forte devido à própria personalidade da pessoa, a verdade é que é mais um caso com um final infeliz e onde ninguém procura encontrar solução atempadamente, depois do sucedido aparecem sempre lamentações de mau pagador.

  4. Portanto há que deixá-la tentar até conseguir!É como os tribunais portugueses, dá-se pena suspensa e assim o criminoso(a) pode continuar mas agora com o aval da justiça!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.