Maduro suspende pagamento a deputados venezuelanos

3

Hugoshi / wikimedia

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro

O presidente do parlamento venezuelano, onde a oposição detém a maioria, disse este sábado que o Governo do Presidente Nicolás Maduro suspendeu o envio de recursos para pagamento aos deputados.

“O Governo não enviou os recursos para a Assembleia Nacional (AN), para o pagamento aos deputados”, afirmou Henry Ramos Allup aos jornalistas, recordando que o Presidente Nicolás Maduro anunciou recentemente que pretendia suspender o envio de recursos económicos para o parlamento.

Henry Ramos Allup referiu também que os recursos chegam de maneira irregular e que do Escritório Nacional de Orçamento informaram que “só remeterão o dinheiro para o pagamento dos salários dos empregados e pessoal técnico”.

Mandam do Governo o que lhes dá gana, mas ainda que o Executivo acredite que suprimirá o funcionamento da AN, não será assim”, disse o responsável, precisando que o parlamento notificará o Executivo, na próxima semana, do valor exato dos recursos a enviar para pagamento aos deputados.

Por outro lado, o vice-presidente do parlamento, Simón Calzadilla, sublinhou que mesmo que “os parlamentares tenham que sair à rua, com um pote para recolher dinheiro, a AN não deixará de funcionar”.

“Ninguém nos deterá. O parlamento é a voz do povo venezuelano, no meio da crise do país”, afirmou.

A 03 de agosto último o Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou que pediu ao Supremo Tribunal de Justiça (STJ) para analisar a pertinência da suspensão das transferências de recursos económicos para a Assembleia Nacional.

Na altura Nicolás Maduro disse não poder “utilizar os recursos públicos em instituições que desacatam e apelam ao desacato das leis”.

O Presidente da Venezuela questionou a decisão da direção do parlamento de incorporar três deputados da oposição que tinham sido suspensos pelo STJ por alegadas irregularidades no processo eleitoral.

Ramos Allup pôs-se à margem da lei e da Constituição. O que fez é muito grave, desrespeitar uma sentença do STJ, desrespeitar a letra da Constituição e as leis e dizer que não acatará nenhuma sentença”, disse Nicolás Maduro à televisão estatal venezuelana.

A aliança Mesa da Unidade Democrática (MUD) obteve em dezembro a primeira vitória da oposição venezuelana em 16 anos, conseguindo eleger 112 dos 167 lugares que compõem o parlamento, uma maioria de dois terços que lhe conferiu amplos poderes.

No entanto, a 31 de dezembro de 2015, o STJ ordenou a suspensão da proclamação de três parlamentares da oposição e um do Governo, por alegadas irregularidades na campanha eleitoral, levando a que apenas 109 deputados da oposição e 54 do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) tenham iniciado funções a dia 05 de janeiro.

Desde que a oposição passou a ser maioria a MUD tem estado a tentar realizar um referendo para revogar o mandato de Nicolás Maduro.

/Lusa

3 Comments

    • …ou antes que lhe façam o serviço bem feito, que é isso que ele procura. A noticia diz que a oposição detém a maioria dos deputados, então como se justifica que ele esteja no governo a matar as pessoas à fome, à falta de medicamentos. Esse quadrupede enlouqueceu? O que está ele a fazer do país? Como quer ele levantar o país? Com moribundos? Agora suspendeu o salário dos deputados, não tarda atiram-se a ele e era uma vez uma coisa que caíu de madura…

  1. As posições e atitudes deste grunho estão a radicalizar-se.
    Não obstante o povo estar a viver muito mal, sem bens alimentares essenciais, medicamentos, etc, este atrasado mental não descola do poder. O homem está louco e perdeu completamente a noção da realidade. Sente-se o dono do País.
    Ou muito me engano ou, em muito pouco tempo estala uma guerra civil.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.