Maduro convoca Conferência Nacional de Paz na Venezuela

chavezcandanga / Flickr

Presidente da Venezuela, Nicolas Maduro

Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, informou no domingo que convocou uma Conferência Nacional de Paz para a próxima quarta-feira (26), para que todos os setores se reconheçam venezuelanos e para dizerem que querem a paz.

“Estou a convocar todo o país para a Conferência Nacional de Paz para nos olharmos nos olhos, para nos reconhecermos como venezuelanos, para dizermos: queremos a paz, vamos fazer a paz”, afirmou Maduro numa entrevista transmitida pelo canal estatal VTV, em alusão à convocatória dos setores políticos e sociais para abordar a situação que se vive no país.

Maduro também recordou que esta segunda-feira vai realizar-se uma reunião do Conselho Federal, órgão onde estão todos os governadores, incluindo o líder opositor Henrique Capriles, que já confirmou a sua presença.

Citado pela agência Efe, o Presidente da Venezuela anunciou também que pedirá uma Comissão da Verdade na Assembleia Nacional (Parlamento venezuelano) para que investigue a violência durante os protestos.

“Vou pedir à Assembleia Nacional que forme uma Comissão da Verdade que investigue toda a violência registada, que investigue todas as denúncia sobre o golpe de Estado em marcha, que investigue todas as mentiras e manipulações nacionais e internacionais”, disse.

Os protestos contra o Governo de Maduro sucedem-se desde que no dia 12 uma manifestação de estudantes e de opositores ao regime acabou com incidentes violentos e com a morte de três jovens.

Desde o início dos protestos morreram 11 pessoas em incidentes relacionados com as manifestações. Governo e oposição têm pedido para que as manifestações decorram sem incidentes, mas além das 11 vítimas mortais já há a registar mais de 150 feridos e dezenas de detidos.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.