Salário mínimo na Venezuela aumenta 50% para 57 euros

2

chavezcandanga / Flickr

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro

O Presidente da Venezuela anunciou no domingo um aumento de 50% no valor do salário mínimo dos trabalhadores, que será efetivo a partir deste mês.

“Para arrancar o ano decidi realizar um aumento salarial e de pensões. Este será, se tivermos em conta o aumento de janeiro do ano passado, o quinto aumento num ano”, disse Nicolás Maduro.

O anúncio teve lugar durante o programa radiofónico e televisivo “Em Contacto com Maduro”, transmitido pela rádio e televisão estatal venezuelana.

Segundo o Presidente venezuelano, o salário mínimo dos venezuelanos passa ser de 40.638 bolívares, que correspondem a aproximadamente 57,23 euros, à taxa de câmbio oficial Simadi, a mais alta do país.

Além do salário mínimo, os venezuelanos também vão receber mensalmente a quantia de 63.720 bolívares (89,74 euros) por subsídio de alimentação, totalizando 104.358 bolívares em ingressos mensais (146,98 euros).

O novo aumento tem lugar naquele que é o segundo ano oficial de crise económica, agravada pela descida dos preços internacionais do petróleo, fonte de 96% dos ingressos da Venezuela.

Apesar do Banco Central da Venezuela não ter divulgado os dados oficiais da inflação, várias fontes dão conta de que em 2016 o índice de preços ao consumidor terá subido mais de 500%.

Por outro lado, o Fundo Monetário Internacional atualizou recentemente as suas previsões para a Venezuela, dando conta que a inflação poderá rondar os 1.700%, inferior aos 2.000% que alguns economistas projetam.

// Lusa

2 Comments

  1. A inflação poderá reduzir de 2000 para 1700 % ao ano ! Que alegria !
    Uma redução de 300 % ! Isto sim é que é saber governar.
    E aumenta os salários em 30%.
    Que bom seria nós podermos mandar para lá viver todos os fãs destes sistemas.

    • A inflação até podia baixar para 0% e os vencimentos subirem 100%, que não adiantava nada. As prateleiras das lojas/supermercados estão vazias. As pessoas não têm nada para comprar. É triste, perante este quadro, este pirata não desgrudar do poder. Prefere ver o seu povo a “penar” do que sair do poleiro. Bandido!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.