/

Maços de tabaco em França deixam de ter marca

DR smokersworld.info

-

A França vai adotar os maços de cigarros uniformizados e proibir os cigarros eletrónicos em alguns locais para tentar reduzir as taxas de tabagismo, anunciou esta quinta-feira a ministra da Saúde, Marisol Touraine.

Para ficarem menos atrativos, os maços de cigarros passarão a ter “a mesma forma, tamanho, cor e o mesmo tipo de letra”, explicou Touraine, ao revelar um plano de luta contra o tabaco.

Quando aplicar a medida, a França poderá tornar-se o segundo país do mundo, a seguir à Austrália, que o fez em 2012, a uniformizar os maços de cigarros. Paris não precisou a data de entrada em vigor da medida, que o Reino Unido e a Irlanda também já anunciaram pretender adotar.

Ao contrário da Austrália, os maços vendidos em França poderão ter uma referência à marca, “mas limitada a um tamanho muito discreto e definido, sempre no mesmo sítio do pacote”, de acordo com o plano.

“Em França, 13 milhões de adultos fumam diariamente. E a situação está a piorar. O número de fumadores está a aumentar, sobretudo entre os jovens”, disse Touraine.

“Não podemos aceitar o facto de o tabaco matar 73 mil pessoas todos os anos no nosso país – o equivalente à queda diária de um avião com 200 pessoas a bordo”, adiantou.

Os cigarros eletrónicos serão proibidos em locais onde os jovens se juntam, como escolas, bem como nos transportes públicos e nos espaços de trabalho fechados.

Além disso, a sua publicidade será limitada e completamente proibida a partir de maio de 2016, exceto nos locais de venda e em publicações comerciais.

A ministra da Saúde francesa anunciou ainda que fumar passará a ser proibido nos parques infantis e em carros com passageiros menores de 12 anos.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.