/

Luis Filipe Castro Mendes é o novo Ministro da Cultura

Infopedia

O poeta e embaixador Luis Filipe Castro Mendes, novo Ministro da Cultura

O poeta e embaixador Luis Filipe Castro Mendes, novo Ministro da Cultura

O poeta e embaixador Luís Filipe Castro Mendes, atual representante de Portugal junto do Conselho da Europa em Estrasburgo, é o novo ministro da Cultura que tomará posse na próxima quinta-feira, dia 14, segundo o ‘site’ da Presidência da República.

De acordo com informação avançada no site da Presidência da República, Luís Filipe Castro Mendes toma posse depois da deslocação do Presidente a Estrasburgo nos dias 12 e 13 de abril.

Poeta ficcionista português, Luís Filipe Castro Mendes nasceu em 1950 e licenciou-se em 1974 em Direito pela Universidade de Lisboa, desenvolvendo a partir de 1975 uma carreira diplomática sucessivamente em Luanda, Madrid e Paris.

Foi representante permanente de Portugal na UNESCO em Paris, depois embaixador na Índia, e era actualmente o chefe da missão portuguesa junto do Conselho da Europa, em Estrasburgo.

O novo ministro da Cultura substitui na pasta João Soares, que apresentou na sexta-feira ao primeiro-ministro António Costa a demissão das suas funções no Governo, invocando razões de solidariedade com o executivo.

“E ter trabalhado com o primeiro-ministro, a quem agradeço a confiança. Demito-me também por razões que têm a ver com o meu respeito pelos valores da liberdade”, disse João Soares em comunicado.

Não aceito prescindir do direito à expressão da opinião e palavra“, acrescentou o ex-ministro, que foi descansar uns dias para Paris.

O pedido de demissão, aceite pelo primeiro-ministro, ocorre após as ameaças de agressão física de Soares aos comentadores Augusto M. Seabra e Vasco Pulido Valente, do jornal Público, e é a primeira ‘baixa’ do XXI Governo Constitucional, menos de cinco meses após a tomada de posse.

A demissão foi apresentada depois de, na noite de quinta-feira, em declarações aos canais de televisão, o primeiro-ministro ter pedido desculpa aos colunistas do Público, nomeadamente Augusto M. Seabra, por quem confessou “particular estima”, e Vasco Pulido Valente, por quem declarou “consideração”.

Bom Dia

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.