/

A Lua é muito mais velha do que se pensava

5

A Lua formou-se há 4,51 mil milhões de anos, segundo uma nova estimativa feita pelos cientistas, com base na análise de rochas e solo lunares recolhidos pela missão espacial Apollo 14, realizada em 1971.

Cientistas da Universidade da Califórnia de Los Angeles, nos Estados Unidos, determinaram que a Lua tem cerca de 4,51 mil milhões de anos.

No estudo, publicado na revista Science Advances, refere-se que o satélite natural da Terra se formou nos primeiros 60 milhões de anos depois do nascimento do Sistema Solar.

A conclusão teve por base a análise de rochas e solo lunares recolhidos durante a missão espacial Apollo 14, realizada em 1971, a terceira missão tripulada que aterrou na Lua e que foi conduzida pela NASA.

Na análise, os cientistas aplicaram o método de datação por urânio-chumbo a fragmentos do mineral zircónio extraído das amostras.

“O zircónio é um dos maiores relógios da natureza. Ele conserva muito melhor do que os outros a história geológica e revela a sua origem”, explicou Kevin McKeegan, professor de geoquímica e cosmoquímica, e um dos autores da investigação.

Estimativas científicas anteriores davam conta de que a Lua se tinha formado nos primeiros 100 a 200 milhões de anos de vida do Sistema Solar, há quase 4,6 mil milhões de anos. Mas, tal como explica McKeegan, essas suposições foram feitas com base nas rochas locais, que foram sofrendo alterações devido às colisões.

“Conseguimos finalmente apontar uma idade mínima para a Lua com alguma precisão”, afirma a geoquímica Mélanie Barboni, investigadora do departamento de Ciências do Espaço e da Terra da UCLA e principal autora do estudo.

Os pedaços de zircónio estudados eram minúsculos, do tamanho de um grão de areia.

“O tamanho não interessa, [os fragmentos] registam informação incrível“, assinalou, citada pela agência noticiosa AP.

“Era altura de sabermos a idade da Lua – e agora, sabemos”, conclui a cientista, que realça que a Lua é a chave para compreender como a Terra se formou.

ZAP // Lusa / Sputnik News

5 Comments

  1. Vejam a rotação da Lua em relação à Terra e digam-me se isso é normal.Deviam soar logo os alarmes! Aquilo não é natural e nem a Lua é nativa da Terra. Qualquer dia ainda hão de dizer que a Lua é MAIS VELHA que a Terra, lembrem-se disto.

  2. Estas temáticas eixam-me……..pasmada…
    Hoje é assim, amanhã é assado…è a evolução dirão…
    Mas estas temáticas deixam-me pasmada, pela precisão imprecisa…

    • Eles só provam que nada sabem Albertina. Vão tentando saber!… E depois querem-se impor como donos da verdade absoluta!Pura arrogância. A teoria do big bang então é de bradar aos céus…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.