/

A Lua está a encolher e a rachar e a culpa é da Terra

4

NASA

O lado oculto da Lua

O encolhimento da Lua é uma certeza científica desde 2010, mas só agora se conseguiu descobrir o que é que explica a forma como este satélite natural da Terra está a rachar e a ganhar fissuras.

Estes sulcos na superfície da Lua são provocados pela contracção que se tem vindo a verificar neste corpo celeste.

O interior da Lua arrefeceu e esta contraiu-se, encolhendo em cerca de 182.8800 metros, conforme dados científicos citados pelo The New York Times.

Mas, em 2010, quando se notou o encolhimento lunar e se detectaram pela primeira vez estas fissuras, numa pesquisa da equipa científica liderada por Thomas R. Watters do Museu Nacional Aeroespacial Smithsonian, nos EUA, não se percebeu que o seu aparecimento respeitava um determinado padrão.

Estes cientistas tiveram como base para a sua investigação imagens recolhidas pela NASA e, na altura, apenas 10% da superfície da Lua tinha sido fotografada.

Os 14 sulcos que então detectaram não deram, assim, muitas informações.

Volvidos cinco anos, a contagem das rachadelas da Lua já vai em mais de 3,200 e a equipa de Thomas R. Watters conseguiu apurar que estas fissuras não são uniformes em toda a superfície lunar, apontando para direcções distintas.

Resultados divulgados pelo jornal destacam que o investigador e os seus pares concluíram que em torno das regiões Equatorial e das Latitudes Médias – as áreas entre os trópicos e as regiões polares – se nota uma predominância de cumes a apontar do norte para o sul, enquanto nos Pólos as fissuras tendem a uma direcção Este-Oeste.

Dados que indiciam que a culpa por estas rachadelas é da Terra e, mais especificamente, da força gravitacional que o nosso planeta exerce sobre a Lua.

As chamadas forças de maré que atraem a Lua geram uma pressão que é suficiente para motivar as quebras lunares dentro do padrão detectado, frisa o citado jornal.

SV, ZAP

4 Comments

  1. Também é um problema que só já vai durar 3 dias pois segundo os bruxos/as do costume a Terra vai dar o badagaio no dia 28, até lá aproveitem para festejar com bebedeira e sexo até mais não.

  2. Aiiiiii que ja estou a FICARRRR ALUADOOOO.aa ,por isso é que ando todo.a BARALHADO.a, pois ja nem diogo COISA no COISO,õ.õ.iiiiiiiçççççç….
    Vai la vai até a BARRACA CUBATA ja ABANA e desiquilibra ,para os LADOSSS zzzz xarixaaa uiuiui aiais COITADA .OS das GRAVIDAS.OS que vão CU MEÇAR a andar tudo BARRALHADOS.As iiiiiiçççç…..

    a.g.p.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.