/

Lisboa é a Capital Europeia de Músicos de Rua até domingo

 

Quase duas dezenas de músicos de rua de várias cidades europeias atuam entre hoje e domingo em Lisboa, passando no sábado pelo Meco, Sesimbra, no âmbito da iniciativa Capital Europeia de Músicos de Rua, da rádio TSF.

“De segunda a sexta estão a tocar em várias ruas da baixa de Lisboa, no sábado vão ao Meco, às praias e à aldeia do Meco, e no domingo fechamos com uma festa de final de tarde, na qual participam todos os músicos”, contou hoje à Lusa o diretor da rádio TSF, Paulo Baldaia.

Os músicos, que vêm de Madrid (Espanha), Berlim (Alemanha), Atenas (Grécia), Londres (Reino Unido) e Bruxelas (Bélgica), tocam, sem horas marcadas, entre as 10:30 e as 20:00, em nove pontos de zonas como o Cais Sodré, o Rossio e o Chiado.

“Eles vão tocando e param conforme entendem. Além disso, tentam que as pessoas gratifiquem o seu trabalho, porque ser músico de rua é um modo de via e um trabalho, é disso que eles vivem”, referiu Paulo Baldaia.

No sábado, os músicos vão até ao Meco, onde, entre quinta-feira e sábado decorre, na Herdade do Cabeço da Flauta, o festival Super Rock.

No domingo, juntam-se todos no recinto que a TSF montou no Terreiro do Paço para o Mundial de Futebol, para uma festa na qual participam também os portugueses Kumpania Algazarra e Vitorino.

O diretor da rádio explicou que “participam os dois porque os Kumpania Algazarra tocam muitas vezes na rua e o Vitorino, no início da carreira dele, tocou no metro de Paris”.

“Convidámo-los porque são um grupo e um cantor que são hoje conhecidos em Portugal, mas começaram a sua atividade na rua e, no caso dos Kumpania Algazarra, ainda o fazem”, disse.

Os participantes foram escolhidos na altura das eleições europeias, por uma repórter daquela rádio, enviada “a várias cidades, para informar na antena da TSF como estava a ser vivida a campanha, mas também para procurar músicos que tocassem na rua, que tivessem qualidade e estivessem disponíveis para vir a Portugal a convite da TSF”.

A Capital Europeia de Músicos de Rua é uma iniciativa da rádio TSF em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa e a empresa municipal responsável pelos eventos e equipamentos culturais EGEAC.

 

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.