/

Líder jihadista argelino Mokhtar Belmokhtar morre em ataque dos EUA na Líbia

O líder jihadista argelino Mokhtar Belmokhtar, ligado à organização terrorista Al-Qaida, foi morto num ataque aéreo norte-americano na Líbia, anunciou este domingo o Governo líbio instalado na cidade de Tobruk, e reconhecido pela comunidade internacional.

A investida aérea, que matou Mokhtar Belmokhtar e um grupo de líbios pertencentes a uma organização terrorista, no leste da Líbia, ocorreu “após consulta ao Governo líbio de transição”, refere este num comunicado divulgado na rede social Facebook.

O governo disputa o controlo do país com um grupo instalado em Trípoli, apoiado pela coligação de milícias Fajr Libya (Alvorada Líbia).

“Aviões americanos realizaram uma operação que resultou na morte de Mokhtar Belmokhtar e de outros combatentes líbios, que pertenciam a uma organização terrorista no leste da Líbia”, anunciou Tobruk, em nota divulgada em sua página no Facebook.

Algumas horas antes, em Washington, o Pentágono tinha revelado que o Exército norte-americano conduzira uma operação, na noite de sábado para domingo, contra uma célula “terrorista ligada à Al-Qaida” na Líbia.

“Estamos a avaliar os resultados da operação e daremos informações adicionais quando for o momento”, afirmou na altura o porta-voz do Pentágono, coronel Steve Warren.

Ex-chefe da Al-Qaeda no Magreb Islâmico, Belmokhtar liderava o grupo jihadista Al-Murabitun.

Leal à Al-Qaeda, a Al-Murabitun nasceu em 2013, tendo resultado da fusão de vários movimentos jihadistas no norte do Mali.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.