Líder do Estado Islâmico poderá ter sido ferido ou morto

1

Abode of Chaos / Flickr

Retrato pintado de Abu Bakr al-Baghdadi, líder do EStado Islâmico

Retrato pintado de Abu Bakr al-Baghdadi, líder do EStado Islâmico

A coligação militar comandada pelos Estados Unidos atacou líderes do grupo radical Estado Islâmico (EI), cujo líder poderá estar entre os atingidos pelo ataque.

Os militares norte-americanos anunciaram este sábado que os ataques aéreos ocorreram perto de Mossul, a segunda maior cidade do Iraque, controlada pelos rebeldes do movimento EI, onde estavam reunidos os líderes da organização.

Informações não confirmadas transmitidas pela televisão árabe davam conta de que o líder do Estado Islâmico, Abu Bakr al-Baghdadi, terá sido ferido ou morto nos ataques.

No entanto, os Estados Unidos não confirmaram se o chefe do EI se encontrava presente no encontro.

Entre os mortos, estará um dos líderes locais do Estado Islâmico, responsável da organização na província iraquiana de Anbar.

“Os aparelhos da coligação conduziram na sexta-feira à noite uma série de ataques aéreos no Iraque contra o que se pareceu tratar-se de um encontro de dirigentes do EI, perto de Mossul”, indicou num comunicado o comando norte-americano para o Médio Oriente e a Ásia Central.

Estas operações militares “destruíram um comboio de veículos, formado por dez camiões armados do EI”, de acordo com o exército norte-americano, que não precisou se foram os Estados Unidos ou outros países da coligação os autores dos raides aéreos.

Desde agosto, no Iraque, e desde o final de setembro, na Síria, que a coligação internacional ataca quase diariamente posições do Estado Islâmico, que controla vastas áreas de territórios nestes dois países.

Número dois do Estado Islâmico morto no Iraque

Um ataque da Força Aérea iraquiana terá morto, na zona a oeste de Bagdá, o número dois na hierarquia do grupo extremista Estado Islâmico (EI).

Segundo o Shafaq News, Abu Hazif al-Yamani, braço direito do líder da organização, foi morto perto da cidade de Falluja, na província de Anbar, a 50 km da capital.

De acordo com informações de fontes do Exército, a operação foi realizada este sábado à noite, com base em dados operacionais recebidos sobre a deslocação de um comboio de oito veículos transportando vários líderes do EI nessa região.

O cortejo com cabecilhas de extremistas foi destruído pela tropa terrestre apoiada por aviões

ZAP / Lusa / RVR

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.