/

Líder do Estado Islâmico pode estar em Mossul

2

(dr)

Abu Bakr al-Baghdadi, líder do grupo terrorista Estado Islâmico

Abu Bakr al-Baghdadi, líder do Estado Islâmico

O líder do grupo extremista Estado Islâmico, Abu Bakr al-Baghdadi, pode estar na cidade de Mossul, prestes a ser invadida pelas forças militares do Iraque que tentam recuperar o controlo da capital do califado.

Segundo a agência Ansa, a informação foi dada por Fuad Hussein, chefe de gabinete do presidente curdo, Massoud Barzani, ao jornal britânico The Independent.

“Se efetivamente Abu Bakr al-Baghdadi estiver lá, e se for morto, será o fim do Estado Islâmico”, destacou Hussein.

Na quarta-feira, as milícias xiitas, que participam na ofensiva contra o Estado Islâmico em Mossul, revelaram ter avançado 115 quilómetros quadrados – o que totaliza 705 km² já conquistados desde o início da operação, no dia 17 de outubro.

Através de um comunicado, as forças de mobilização xiitas (Hash Shaabi) disseram que já conseguiram apoderar-se, inclusive, do oleoduto a sudoeste de Mossul.

Mas a aproximação de Mossul tem gerado várias preocupações humanitárias. “Desde segunda-feira, a quantidade de desalojados aumentou significativamente”, disse à Ansa Jennifer Sparks, da Organização Internacional para Migrações.

“Alguns campos de acolhimento estão sobrelotados e há um problema ligado à segurança”, adiantou o vice-ministro para Relações com a ONU do Curdistão, Dendar Zebari.

Líder do Estado Islâmico apela à resistência em Mossul

Abu Bakr al-Baghdadi, apelou, esta quinta-feira, aos jihadistas para que resistam em Mossul e combatam os “inimigos de Deus”.

A mensagem áudio de 31 minutos, citada pela Reuters, foi publicada pelos seus apoiantes e é o seu primeiro comunicado em mais de um ano.

O líder do Daesh apela à “destruição das cidades dos infiéis”, através de ataques suicidas, e diz ainda aos habitantes de Mossul que levem a batalha para a Turquia.

“A Turquia entrou nas nossas operações. Invadam-na e transformem a sua segurança em medo“, afirmou.

Abu Bakr al-Baghdadi já foi dado como morto várias vezes mas o seu estado de saúde e o seu paradeiro ainda são incertos.

BZR, ZAP

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.