/

Letónia é a partir de hoje o 18º membro da zona euro

Poco a poco / Wikimedia

Riga, capital da Letónia, vista da Igreja de São Pedro

Riga, capital da Letónia, vista da Igreja de São Pedro

A zona euro passa hoje a contar com 18 membros, com a adesão formal da Letónia a acontecer seis meses depois de ter recebido o derradeiro aval dos ministros das Finanças da União Europeia (UE).

O processo da adesão da Letónia ao grupo dos países da moeda única começou no dia 05 de Junho de 2013, com uma proposta formal apresentada pela ‘Comissão Barroso’, baseada no “relatório de convergência” elaborado pelo executivo comunitário, segundo o qual a Letónia “atingiu um alto nível de convergência económica sustentável com a zona euro”.

Seguiu-se o aval dos chefes de Estado e de Governo da UE – que felicitaram o país báltico “pelo grau de convergência que conseguiu, graças a boas políticas económicas, orçamentais e financeiras – do Parlamento Europeu e dos ministros das Finanças europeus.

A Letónia é o sexto dos “novos” Estados-membros (os 12 países que aderiram à União Europeia em 2004 e 2007) a adoptar o euro como moeda, depois de Eslovénia (2007), Chipre e Malta (2008), Eslováquia (2009) e Estónia (2011) já se terem juntado a Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Irlanda, Itália, Luxemburgo e Portugal.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.