/

Lendário cosmonauta alerta: asteróides são um perigo para a humanidade

1

O lendário cosmonauta Alexéi Leonov considera que os avanços tecnológicos da humanidade devem ser focados em combater a ameaça dos asteróides, que considera a maior ameaça actual à sobrevivência da espécie humana.

Num discurso no Museu da Ciência de Londres, Alexéi Leonov, o lendário astronauta russo que fez a primeira caminhada no espaço, apela a que a humanidade una os seus esforços contra o perigo que os asteróides representam.

“É necessário que os mais recentes avanços da ciência e da tecnologia, os mais recentes meios militares e de transporte espacial, possam ser usados para desviar os asteróides da sua rota”, diz Leónov, citado pela Ria Novosti.

“Em alternativa, devemos estar preparados para usar cargas explosivas para fragmentar um asteróide em pedaços que não possam causar uma enorme catástrofe na Terra”, acrescenta o cosmonauta.

“Fizemos vários apelos à ONU, até agora não tivemos nenhuma resposta. Quando um asteróide cair, estou certo de que a resposta chega”, ironizou Leonov.

Segundo as autoridades de Protecção Civil da Rússia, nos próximos 35 anos haverá 11 asteróides, com um diâmetro de 1 a 7 quilómetros, com rotas próximas da Terra.

Em 2015, não está prevista nenhuma aproximação perigosa de um asteróide de grandes dimensões.

Nascido em 1934, na Sibéria, Alexei Arkhipovich Leonov foi o primeiro homem a andar no espaço, a 18 de março de 1965. A sua caminhada ocorreu a partir da nave russa Voskhod 2.

Duas vezes consagrado Herói da União Soviética, Leonov liderou a tripulação russa na missão conjunta Apollo-Soyuz, que em 1975 juntou americanos e russos num encontro no espaço.

ZAP

1 Comment

  1. Obrigado pelo alerta viu…,?
    Acho que muita gente não sabia.
    E agora,? Será que pode me dizer se existe um tipo de guarda pedras que proteja?
    Por favor, veja isso é me responda que agradeço ( obrigado ), sabe que a pessoa pode não estar informada de tudo… É tanto avanço tecnológico que sempre escapa algumas descobertas!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.