/

Leilão de prancha de Astérix dá 150 mil euros a famílias do Charlie Hebdo

Uderzo

Asterix e os Louros de César, prancha de Albert Uderzo de 1971

Asterix e os Louros de César, prancha de Albert Uderzo de 1971

Uma prancha original de Astérix desenhada pelo francês Albert Uderzo foi leiloada este sábado em Paris por 150.000 euros, que serão destinados às famílias das vítimas do ataque ao jornal francês Charlie Hebdo.

Avaliada entre 150.000 e 200.000 euros, a prancha original do álbum de banda desenhada “Os louros de César“, da série Astérix, foi vendida em leilão, pelo valor mais baixo, mas nem Albert Uderzo nem a leiloeira receberão qualquer comissão.

Segundo a leiloeira Christie’s, a prancha está assinada com uma dedicatória especial de Uderzo aos compradores.

Uderzo

Asterix aussi est Charlie

Asterix aussi est Charlie

Não foi dada qualquer informação sobre o comprador, mas os 150.000 euros seguirão para as famílias das 12 pessoas, entre as quais jornalistas e cartoonistas, que morreram a 07 de Janeiro em Paris num ataque ao jornal satírico Charlie Hebdo.

Uderzo, de 87 anos, que já se tinha retirado da banda desenhada, acabou por se juntar às centenas de cartoonistas e ilustradores de todo o mundo que, através do desenho, prestaram homenagem aos que morreram e que saíram em defesa da liberdade de imprensa e de expressão.

“Eu também sou Charlie”, dizia Astérix num dos cartoons que Uderzo desenhou após o atentado, no qual o popular herói gaulês dos fartos bigodes e poção mágica esmurra um personagem com um turbante.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.