/

Legionela obriga a transferir 12 doentes do hospital da Régua

O diretor-geral da Saúde, Francisco George, anunciou esta quinta-feira que vão ser transferidos 12 doentes do hospital da Régua, onde foi detetada a presença de legionella na rede de água, embora nenhum tenha contraído a doença dos legionários.

“O sistema de vigilância da qualidade da água identificou a presença da bateria ‘legionella e, uma vez identificada, foram tomadas as medidas, sublinho, em termos de boas práticas, que devem sempre ser tomadas: reduzir o risco dos doentes aí presentes, e do pessoal, em contrair a infeção”, afirmou Francisco George à Lusa.

O responsável sublinhou, no entanto, que a bactéria da legionella encontrada no hospital da Régua não constitui perigo para utentes ou para os habitantes da cidade. “Não há perigo nenhum”, assegurou Francisco George.

“Ao ser detetada a bactéria, em exames de rotina, foi eliminado o risco” ao encerrar-se o hospital e transferir-se os doentes para outras unidades.

“Trata-se de uma medida de desinfeção que foi ainda a tempo, uma vez que não há doentes com a doença dos legionários“, afirmou, sublinhando tratar-se de “um exemplo de boas práticas: foi identificado um risco e esse risco foi eliminado”.

De acordo com Francisco George, 12 doentes já se encontram a ser transferidos para outro hospital do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD), que agrega ainda as unidades de Vila Real, Lamego e Chaves.

“Os doentes e o pessoal de serviço já estão a ser transferidos, logo depois vão iniciar-se as operações de desinfeção da rede predial daquele estabelecimento, que se faz através de um choque de cloro ou de um choque térmico”, explicou o diretor-geral da Saúde.

Francisco George esclareceu que a bactéria só causa infeção em caso de inalação de água, podendo esta ser bebida sem qualquer risco.

Para o responsável, a forma como se fará a desinfeção terá a ver com aquilo que a rede predial suportará, lembrando que as colónias de bactérias da legionella “são eliminadas pelo calor, acima dos 60 graus”.

Só tendo a certeza que a bactéria foi totalmente eliminada é que será retomada a atividade normal naquele hospital”, assegurou Francisco George.

A doença do legionário é uma pneumonia provocada pela bactéria legionella que afeta preferencialmente pessoas idosas, fumadoras, imunodeprimidas ou pessoas com doenças crónicas, e pode provocar a morte.

Em novembro de 2014, um surto de legionella registado a partir de 7 de novembro no concelho de Vila Franca de Xira causou 12 mortos e 375 doentes, segundo o relatório final.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.