Led Zeppelin acusados de plágio no clássico “Stairway to Heaven”

6

Heinrich Klaffs / Flickr

Robert Plant e Jimmy Page, dos Led Zeppelin

Robert Plant e Jimmy Page, dos Led Zeppelin

Os primeiros acordes da icónica canção dos Led Zeppelin “Stairway to Heaven” vai levar os seus compositores, o guitarrista Jimmy Page e o vocalista Robert Plant, a tribunal.

Os fundadores da banda são acusados de terem plagiado o início da música instrumental “Taurus”, lançada pela banda Spirit em 1967, na canção composta em 1971 para “Led Zeppelin IV”, o quarto álbum da banda.

As bandas chegaram a tocar algumas vezes juntas em digressões entre 1968 e 1969, altura em que os acusadores afirmam que os Led Zeppelin terão ouvido “Taurus”.

O caso chegou à justiça em 2014 e partiu de Michael Skidmore, herdeiro do líder dos Spirit Randy California (nascido Randy Wolfe), mas só agora um juiz federal de Los Angeles deu providência à queixa e Jimmy Page e Robert Plant – agora com 72 e 67 anos, respectivamente – vão ter de ir a Tribunal.

Para o juiz Gary Klausner, “embora seja verdade que esta progressão melódica seja bastante comum na indústria musical, as semelhanças transcendem tal estrutura“, referindo uma “parecença substancial”.

O julgamento está marcado para 10 de maio. Segundo o juiz, “a avaliação subjetiva do ‘sentimento’ e do ‘conceito’ de dois trabalhos distintos é mais adequada a um júri do que a um juiz”.

Randy California tinha reclamado a autoria do início da música já em 1997, numa entrevista à revista Listener.

Na altura,o músico queixava-se de nunca ter ouvido um agradecimento ou uma proposta para comprar direitos. “Talvez um dia as suas consciências os façam fazer alguma coisa sobre isto”, dizia. No mesmo ano, Randy morreu afogado enquanto salvava o filho.

Os herdeiros afirmam que Jimmy Page chegou a pedir a Randy California que lhe ensinasse os acordes de Taurus.

O guitarrista dos Led Zeppelin admitiu que se possa ter inspirado na canção dos Spirit, mas disse que as acusações de plágio são “ridículas”, já que a semelhança entre as duas canções limita-se a “uma escala cromática descendente de notas” conhecida há séculos – um lugar-comum.

De acordo com o Diário de Notícias, os advogados de Page e Plant pedem que sejam excluídas provas de “efeitos adversos do álcool ou uso de drogas nos anos de 1960 e depois” como fator determinante no alegado uso indevido da canção Taurus.

A Warner Music Group e o baixista John Paul Jones não estão envolvidos no caso.

Confira as semelhanças:

ZAP //

6 Comments

  1. Jimmy Page está certo… é uma progressão bastante conhecida e a semelhança fica-se por uns escassos segundos na introdução.

  2. Desfrute-se a guitarra de Page (que até cria arrepios na pele), e tudo o resto é treta….

    Pode ser que com esta notícia alguém (serão mais que as mães), que nunca tenha ouvido Led Zeppelin, tenha “conseguido” descobrir o que de melhor já se fez…

    Esta música pode ser encontrada, em concerto, no duplo álbum “The Song Remains The Same” de 76… a que a antecede neste mesmo álbum, “No Quarter” a “explosão da guitarra de Page é transcendente!

  3. Completamente despropositado, em minha opinião. Se cada música que inclui este género de descidas estivesse envolvida em projectos de plágio, os tribunais não chegavam…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.