/

Lawrence Lessig candidata-se a Presidente dos EUA para mudar uma única coisa e depois demitir-se

1

Joi Ito / Flickr

Esta foto de Larry Lessig  é usada neste artigo porque foi publicada no Flickr pelo seu autor, Joi Ito, com uma licença Creative Commons – a licença que Lessig inventou

Lawrence Lessig, jurista e criador da Creative Commons, quer candidatar-se às eleições primárias do Partido Democrata norte-americano com uma única promessa: tornar igualitária a representação dos cidadãos no sistema político.

“A nossa Constituição, ao contrário de outros países, não nos dá diretamente um poder de referendo”, refere o candidato num artigo no Huffington Post onde explica as suas razões para concorrer. “O direito de ser representado de forma igualitária está a ser violado na América”, defende.

“Através da forma como as campanhas são financiadas, da forma como os pobres e com excesso de trabalho veem negada a sua liberdade de votar, e da forma como secções inteiras de eleitores são relegadas ao esquecimento, estamos a permitir aos políticos que nos enganem no compromisso fundamental da democracia: cidadãos iguais“, afirma Larry Lessig,

Professor de Direito da Universidade de Harvard e ativista, Lessig é um dos fundadores do Creative Commons, um sistema de partilha de conteúdos debaixo de uma licença de uso livre com base na atribuição de autoria e propagação da licença à obra dela derivada.

Lessig defende que um dos passos a dar é mudar o financiamento das campanhas eleitorais, apoiadas por fundos provenientes “de uma pequena fração de 1% da população” – o que leva a que o país seja governado respondendo às necessidades dessa minoria, alega.

Depois de forçar o Congresso a fazer as reformas para garantir mais igualdade de representação, segundo passo será… demitir-se. Depois de atingir o objetivo de “sanar” a democracia, Lessig pretende resignar em favor do seu vice-presidente – o candidato que ficar em segundo lugar na corrida democrata, seja “Hillary Clinton, Bernie Sanders ou Joe Biden”, refere.

Lessig ressalta que os outros candidatos, por dividirem as atenções entre “8 ou 10 assuntos de base das suas campanhas”, são mais suscetíveis a deixarem este objetivo de lado.

Numa carta ao candidato Bernie Sanders, citada pelo Politico, Lessig defendia que “a igualdade cidadã não pode ser apenas um tema na lista. Tem que ser a primeira preocupação – a mudança que torna todas as outras mudanças credíveis“.

“Os lobistas e políticos vão sempre arranjar uma desculpa que se sobreponha à necessidade de defender esta reforma, numa campanha em que esta reforma está literalmente no fim de qualquer lista”, critica.

Para concorrer às primárias do Partido Democrata, Lessig lançou uma campanha de crowdfunding e só levará o seu projeto para a frente se recolher um milhão de dólares até 7 de setembro, Labor Day nos EUA.

A 27 dias do fim do prazo, Lessig já recolheu 126 mil dólares doados por 1.475 pessoas.

ZAP

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.