/

Laranja Mecânica praticamente afastada do Euro 2016

Maxim Shipenkov / EPA

-

A Holanda está praticamente afastada da fase final do Euro2016 de futebol, depois dos resultados de hoje da fase de qualificação, e só um deslize da Turquia na última jornada ainda lhe permitirá a ida aos ‘play-offs’.

Tal deslize da Turquia é francamente impróvavel, depois da excelente vitória por 2-0 em Praga, a confirmar o terceiro lugar do grupo A de qualificação, que estava ameaçado pela vitória, horas antes, da Holanda no Cazaquistão (2-1).

A já apurada Islândia empatou em casa 2-2 com a Letónia e comanda o grupo com 20 pontos, mais um do que os checos, que há dois anos não perdiam em casa.

Na luta pelo terceiro lugar e ‘play-off’, a Turquia passa a ter 15 pontos, contra 13 da Holanda, quando faltam disputar os decisivos Holanda-República Checa e Turquia-Islândia, na última jornada, na terça-feira.

Na edição em que o Euro passa a 24 seleções, tudo aponta para a inesperada ausência de um dos ‘grandes’, que participa ininterruptamente nas fases finais desde 1988 e que já venceu, na edição de 1988, precisamente.

Entre as equipas que já ganharam o torneio, pior só mesmo a Grécia – campeã em Lisboa em 2004 -, que não fugirá ao último lugar no grupo F, ficando mesmo atrás das Ilhas Faroe.

Em Praga, os ‘heróis’ turcos foram Inan, aos 62 minutos, e Calhanoglu, aos 80, deixando a sua seleção dependente de pontuar na receção à Islândia – nessa situação, a eventual vitória da Holanda é inútil.

No grupo B tudo ficou resolvido e Bélgica e País de Gales já estão apurados, enquanto que Israel terá hipotecado as hipóteses de ir ao ‘play-off’, ao perder em casa com Chipre, por 2-1.

A Bélgica ganhou com naturalidade em Andorra, por 4-1, mas Gales foi incapaz de pontuar na Bósnia e perdeu por 2-0 em Zenica – no entanto, o ‘tropeção’ de Israel permite aos galeses fazer já a festa e não esperar pela receção final a Andorra.

A Bélgica chega aos 20 pontos, Gales mantém os 18 e agora aparece em terceiro a Bósnia, com 14 pontos, a depender de uma vitória para ir ao ‘play-off’. Israel, com 13 pontos, e Chipre, com 12, ainda mantêm aspirações.

Mais cedo, a Itália apurou-se, no grupo H, com a vitória por 3-1 no Azerbaijão.

A Noruega ganhou por 2-0 a Malta e também está quase no Euro, enquanto que a Croácia, que bateu a Bulgária por 3-0, com arbitragem do português Artur Soares Dias, garante pelo menos o ‘play-off’.

A Itália tem 21 pontos, a Noruega 19 e a Croácia 17, sendo decisivos para o segundo lugar o Itália-Noruega e o Malta-Croácia da próxima semana.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.