/

Lalanda e Castro libertado na Alemanha

O antigo administrador da Octapharma foi libertado esta quarta-feira, uma vez que o juiz alemão considerou que não havia fundamento para o mandado de detenção internacional. 

Segundo a SIC Notícias, Paulo Lalanda e Castro, ex-administrador da Octapharma, foi hoje libertado na Alemanha.

O canal televisivo adianta que o juiz alemão considerou que não havia fundamento para o mandado de detenção internacional.

O antigo administrador da farmacêutica tinha sido detido na semana passada, na sequência da operação “O Negativo”, que investiga negócios de plasma.

Suspeito de corrupção ativa, Lalanda foi detido nos escritórios da farmacêutica na Alemanha, um dia depois de ter apresentado a demissão do cargo.

Na mesma operação, foi também detido o ex-presidente do INEM e da ARS Lisboa Luís Cunha Ribeiro, que ficou em prisão preventiva.

Em causa estará o facto de o ex-presidente da Octapharma ter subornado Cunha Ribeiro com apartamentos de luxo uma vez que este fazia parte do júri do concurso que, em 2000, entregou o monopólio do negócio milionário da venda do plasma sanguíneo aos hospitais públicos portugueses.

Os outros três arguidos no caso são os advogados Paulo Farinha Alves e Barros Figueiredo, e Elsa Morgado, da Associação Portuguesa de Hemofilia.

De acordo com a SIC, a libertação do ex-administrador, que é ainda arguido na “Operação Marquês”, não anula o processo de extradição para Portugal.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.