/

Lalanda e Castro constituído arguido na investigação do negócio do plasma

2

Mário Cruz / Lusa

O empresário da indústria farmacêutica, Paulo Lallanda de Castro

Paulo Lalanda e Castro, suspeito de corrupção ativa no âmbito do processo relacionado com os negócios de plasma, está esta manhã a ser interrogado pelo juiz, em Lisboa.

O ex-líder da farmacêutica Octapharma havia sido inicialmente detido na Alemanha, um dia depois de ter apresentado a sua demissão. Na altura, a justiça considerou que não havia fundamento para o mandado, tendo sido libertado.

Pouco tempo depois, o administrador viajou para Lisboa e comunicou a sua presença ao Ministério Público.

“Paulo Lalanda e Castro quer ser ouvido no processo da denominada Operação O Negativo, tal como por si já diversas vezes requerido, de forma a poder esclarecer cabalmente todas as questões que as autoridades judiciárias portuguesas querem ver esclarecidas”, afirmou o seu advogado à Agência Lusa, na altura da sua chegada a Lisboa.

Como Lalanda e Castro já foi constituído arguido por corrupção ativa, arrisca ficar em prisão preventiva, adianta o Correio da Manhã.

O ex-presidente da Octapharma é suspeito de ligação a procedimentos concursais públicos na área da saúde, terão acordado entre si que este último utilizaria as suas funções e influência para beneficiar indevidamente a farmacêutica.

No âmbito deste processo, foi também detido o ex-presidente do INEM e da ARS Lisboa Luís Cunha Ribeiro, que ficou em prisão preventiva.

Foram igualmente constituídos arguidos um representante da Associação Portuguesa de Hemofilia e dois advogados, um dos quais Farinha Alves.

Os factos em investigação ocorreram entre 1999 e 2015 e os suspeitos terão obtido vantagens económicas que procuraram ocultar, em determinadas ocasiões, com a ajuda de terceiros.

ZAP //

2 Comments

  1. So quando estes abutres, corruptos e bandidos forem todos presos, e pagarem tudo, com juros, aquilo que roubaram ao paìs é que sera feita justiçºa. Cambada de fdp.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.