/

As lágrimas são diferentes se chorar de tristeza ou porque cortou cebolas

Apesar de parecerem todas iguais, há três tipos de lágrimas: emocionais, que são aquelas que vêm com emoções como tristeza e alegria; lágrimas reflexivas, que resultam de alguma irritação ao olho; e por fim, a sempre presente lágrima basal, que mantém a hidratação e proteção dos seus belos olhos.

Estudos já compararam a composição dos dois primeiros tipos de lágrimas, recolhidas por exemplo ao ver um filme triste e ao descascar uma cebola, e concluíram que essas lágrimas são muito diferentes.

A lágrima reflexiva é feita de 98% água, enquanto as lágrimas emocionais são ricas em proteínas, hormonas e endorfina – o que indica que chorar de emoção pode trazer alívio físico para uma pessoa.

O fotógrafo holandês Maurice Mikkers resolveu captar a imagem desses dois tipos de lágrimas numa série fotográfica chamada “O imaginário das lágrimas“.

Para recolher as lágrimas, ele passou algumas horas com os seus amigos, aplicando várias técnicas de “tortura” para fazer com que chorassem – cortar cebola, comer pimenta, colocar pimenta nos olhos, olhar para o ventilador por alguns minutos – e provocando emoções negativas ou positivas.

Depois de recolher as gotas com uma micropipeta, o fotógrafo colocou-as em lâminas de microscópio e deixava que cristalizassem por alguns minutos.

Ao comparar as imagens, Mikkers concluiu que as lágrimas têm aparências diferentes, mas não conseguiu encontrar um padrão para os dois tipos.

“As diferenças que podemos ver não são causadas pela diferença nos dois tipos de choro… Mesmo assim elas são lindas”, afirma.

HypeScience

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.