/

Ladrões de sepulturas roubaram a cabeça do ‘pai’ de Nosferatu

Nosferatu, eine Symphonie des Grauens

Max Schreck  no papel de Nosferatu (1922), realizado por F.W. Murnau

Max Schreck no papel de Nosferatu (1922), realizado por F.W. Murnau

Ladrões de sepulturas roubaram de uma cripta a cabeça do famoso cineasta expressionista alemão Friedrich Wilhelm Murnau, autor do clássico filme mudo de vampiros “Nosferatu”, noticiou hoje a imprensa alemã.

A polícia não excluiu que haja motivações ocultistas por detrás do furto, depois de ter encontrado cera de velas no jazigo da família de Murnau, no cemitério de Stahnsdorf, em Berlim, e está a investigar o caso com base em acusações de roubo e profanação de sepultura.

Os autores do crime abriram o caixão de metal e decapitaram o cadáver embalsamado do cineasta, mas não mexeram nos restos mortais dos seus dois irmãos, indicaram o diário Bild e a agência noticiosa alemã DPA.

Friedrich Wilhelm Murnau

Nascido em 1888, Friedrich Wilhelm Murnau celebrizou-se com o seu clássico do cinema mudo “Nosferatu — Uma Sinfonia de Terror”, estreado em 1922 e sobre o qual a revista Variety, de Hollywood, escreveu que “é reconhecido como um dos mais assustadores filmes de terror de sempre”.

Murnau mudou-se mais tarde para Hollywood, onde rodou “Sunrise”, que ganhou diversos Óscares da Academia Cinematográfica norte-americana. Morreu em 1931 num acidente de viação perto de Santa Barbara, na Califórnia, e o seu corpo foi repatriado para a sua Alemanha natal.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.