Laboratório cria método revolucionário de transmissão de energia elétrica sem fios

2721

Alanson Sample et al / Disney Research

-

A rede de laboratórios que apoia os estúdios de cinema Disney criou um método de transmissão de energia sem fios numa sala, que permite carregar aparelhos eletrónicos sem usar cabos.

O método, descrito num artigo publicado na edição digital da revista científica PLOS ONE, foi testado numa sala especialmente construída para o efeito: a divisão tinha paredes de alumínio, bem como teto e chão aparafusados a uma estrutura também de alumínio.

Uma liga de cobre, com uma ranhura, foi colocada no centro da sala. Na ranhura foram inseridos condensadores, ou seja, componentes que armazenam cargas elétricas.

Os cientistas asseguram que conseguiram gerar, em segurança, ondas magnéticas que encheram o interior da sala, tornando possível o fornecimento de energia a vários telemóveis, ventoinhas e lâmpadas em simultâneo.

O método, sustentam, induziu correntes elétricas nas paredes, chão e teto metalizados da sala, que, por sua vez, geraram campos magnéticos que se difundiram no interior da divisão.

Tal permitiu que a energia fosse transmitida de forma eficiente para bobinas que funcionavam na mesma frequência de ressonância que a dos campos magnéticos. As correntes elétricas induzidas foram canalizadas através de condensadores, que isolam potenciais campos elétricos prejudiciais.

Alanson Sample et al / Disney Research

-

“As nossas simulações mostram que podemos transmitir 1,9 kilowatts de energia, o equivalente à necessária para carregar 320 smartphones ao mesmo tempo“, explica um dos criadores da tecnologia, Matthew J. Chabalko, num comunicado hoje divulgado pela Disney Research, a rede de laboratórios dos estúdios de cinema norte-americanos.

Para o principal investigador da Disney Research, Alanson Sample, o novo método permitirá que a energia elétrica se torne “tão omnipresente quanto o wi-fi”, podendo ser usado em robôs, telemóveis ou computadores portáteis sem ter que ser necessário substituir baterias e cabos.

A rede de laboratórios da Disney desenvolve investigação em computação gráfica, animação, processamento de vídeo, robótica, computação móvel e redes sem fios.

2 COMENTÁRIOS

  1. Fazer uma demonstração é fácil, agora por isto onde as pessoas passam uma parte importante da sua vida já é outra coisa!
    Lembram-se das linhas de alta tensão? Que dizem, erradamente, que fazem mal à saúde, esta notícia é viver com campos magnéticos milhares de vezes mais potentes à nossa volta! (isto é, ter uns milhares de telemóveiis a funcionar encostados à nossa cabeça!

RESPONDER

-

Investigadores criam novo tipo de células solares

Investigadores da Universidade de Toronto, no Canadá, desenvolveram um novo tipo de células solares, mais eficientes que as existentes e que podem ser fabricadas a temperaturas mais baixas, aumentando o número de possíveis aplicações com …

-

Poluição está relacionada com 2,7 milhões de nascimentos prematuros

O nascimento prematuro é uma das maiores causas da mortalidade infantil. Aos inúmeros factores de risco que contribuem para tal, como doenças crónicas, tabagismo e consumo de álcool durante a gravidez, agora os cientistas descobriram mais …

Donald J. Trump, 45º presidente dos EUA

Casa Branca despede alto assessor do Conselho de Segurança Nacional

A Casa Branca despediu "de uma forma abrupta" um alto assessor do Conselho de Segurança Nacional, após saber que este tinha criticado o Presidente Donald Trump e a sua equipa durante um evento. Craig Deare, que …

Caverna dos Cristais, na mina de Naica, em Chihuahua, México.

Cientistas encontram vida adormecida há mais de 10 mil anos em cristais gigantes

Trata-se de uma descoberta extraordinária num lugar incrível. Cientistas extraíram e reviveram micróbios que estavam "adormecidos" há milhares de anos, dentro dos famosos cristais gigantes das cavernas da montanha de Naica, no México. Acredita-se que estes …

-

Sporting vence Rio Ave e segura terceiro lugar

O Sporting venceu hoje em casa o Rio Ave, por 1-0, em jogo da 22.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, e conolidou o terceiro lugar, graças a um golo de Alan Ruiz. Num partida …

A presidente afastada Dilma Rousseff faz a sua defesa diante dos Senadores durante sessão de julgamento do impeachment

Dilma Rousseff admite candidatar-se a senadora ou deputada

A ex-presidente brasileira Dilma Rousseff, destituída em 2016, admitiu vir a candidatar-se a um lugar de senadora ou deputada e afirmou numa entrevista hoje divulgada que nunca deixará de fazer política. "Não deixarei nunca de fazer …

-

IKEA censura mulheres em catálogo e gera polémica

A empresa sueca IKEA distribuiu um catálogo em Israel no qual retirou as fotografias de mulheres e raparigas para a publicação poder circular nas comunidades judaicas ultraortodoxas. O chamado Catálogo kosher, é uma estratégia da empresa para …

-

Milhares de pessoas marcham em Barcelona em apoio ao acolhimento de refugiados

Cerca de 160 mil pessoas participaram esta tarde em Barcelona numa manifestação a favor do acolhimento de refugiados que chegam à Europa em fuga a conflitos nos seus países, disseram os organizadores à agência espanhola …

-

Sites da empresa responsável pela libertação de dióxido de enxofre alvo de ataque informático

Os sites da empresa Sapec, dona dos armazéns de enxofre em Setúbal onde um incêndio provocou a libertação de uma nuvem tóxica, estão hoje a ser alvo de um ataque informático apoiado pelo grupo Anonymous …

-

Governo deixa de fazer mudanças no preço da gasolina

O Governo deixa, este ano, de fazer a reavaliação trimestral do Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP), ao contrário do que aconteceu em 2016. Numa nota enviada à agência Lusa, o gabinete do Ministério das Finanças …