/

Kim Jong-un executa vice-primeiro-ministro por adormecer em reunião

10

(h) KNS / KCNA

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, executou o vice-primeiro-ministro e responsável máximo da Educação, Kim Yong-jin, avançou o Ministério da Unificação da Coreia do Sul.

O político de 63 anos terá sido executado por um pelotão de fuzilamento em julho passado, disse à agência EFE uma fonte do Ministério da Unificação em Seul.

Segundo a mesma fonte, Kim Yong-jin foi executado por ter “mostrado uma atitude negativa quando participava numa importante reunião parlamentar no final de junho”.

Yong-Jin terá sido acusado pela sua “má postura quando estava sentado por baixo da tribuna” durante uma sessão do parlamento norte-coreano, tendo então sido submetido a um interrogatório que “revelou os seus outros crimes”, disse a mesma fonte.

O vice-primeiro-ministro “provocou a ira depois de ter adormecido durante a reunião, foi detido no local e questionado intensamente pelo ministério da segurança”, disse a fonte.

Após o interrogatório, a execução do político terá sido ordenada em julho, por ser considerado um “agitador anti-revolucionário, anti-partido dos Trabalhadores da Coreia”.

Onda de expurgos e execuções

Segundo a agência alemã Deutsche Welle, outros dois importantes políticos norte-coreanos foram enviados para campos de reeducação, como parte da suposta campanha de purgas do jovem ditador.

Os políticos em causa serão Kim Jong-chol, diretor do Departamento da Frente Unida, órgão de Pyongyang encarregado das relações com a vizinha Coreia do Sul, e Choi Hwi, primeiro subdiretor do Comité Central do Partido dos Trabalhadores – acusado pelo regime de abusar de sua posição.

Esta terça-feira, o jornal sul-coreano JoongAng Ilbo revelou que outros dois políticos de Pyongyang tinham sido executados num academia militar, incluindo o ex-ministro da Agricultura, Hwang Min.

A Coreia do Norte vem sendo palco de uma onda de execuções e expurgos à medida que Kim tenta consolidar seu poder após a morte do pai, em 2011.

Uma das execuções mais marcantes foi a do tio do jovem líder, o general Jang Song Thaek, em dezembro de 2013, por crimes considerados danosos à economia do país.

Jang Song Thaek era visto como o segundo homem mais poderoso do país. Foi preso durante um encontro do Partido dos Trabalhadores, considerado culpado de traição e executado imediatamente.

Em maio de 2015, também o então Ministro da Defesa da Coreia do Norte, Hyon Yong-Chol, terá sido executado por fogo antiaéreo por adormecer num evento.

Segundo revelou na altura a agência sul-coreana Yonhap, Hyon Yong-Chol, que tinha sido nomeado para o cargo de ministro das Forças Armadas há menos de um ano, foi “visto a dormir em eventos militares formais” e terá “desrespeitado o líder norte-coreano Kim Jong-un em várias ocasiões”.

ZAP / Lusa / DW

10 Comments

  1. Sempre contra este tipo de situações mas por vezes bem precisávamos por cá de um ameaço a alguns deputados que por aqui temos que também em reuniões estão mais interessados em telemóveis e outros que nas coisas importantes que se lá passam e para o qual recebem.

  2. Apesar de saber que aquele regime da KN é aberrante, não nos podemos deixar levar e pensar que tudo o que lemos nos jornais é verdade.
    Atenção à propaganda e ainda mais vinda da Coreia do Sul… Já houve casos em que disseram a mesma coisa e as pessoas, veio-se a descobrir passado algum tempo, estavam vivas…

  3. Olha, olha a propaganda de que eu falava, nesta mesma notícia: “Em maio de 2015, também o então Ministro da Defesa da Coreia do Norte, Hyon Yong-Chol, terá sido executado por fogo antiaéreo por adormecer num evento.” – E veio-se a descobrir que estava vivinho da silva! Procurem o artigo na Visão. E nem se importaram aqui no ZAP em rectificar este pequeno grande pormenor!!!

  4. Este Sr. domina pelo medo. No dia em que a população da Coreia do Norte, perceber que ele é só um, e que unidos podem vencê-lo, este Sr. vai ter os dias contados, é tudo uma questão de tempo…

  5. Quanto ao se deixarem dormir em reuniões ou discursos isso até nem admira porque eles são de tal maneira longos e certamente a doutrina sempre a mesma que já não dá para mais, agora se tivéssemos por cá o Kimzinho a comandar a camaradagem da CGTP nas empresas estatais isto é que seria uma razia a limpar neles diariamente uns a dormir outros com pouca vontade de trabalhar era melhor do que o Sheltox que mata que se farta.

  6. O kim se viesse pro parlamento Português e pro Europeu não sei se um contentor de balas dava pra limpar o lixo que por lá orbita a parasitar os contribuintes. Já foram vistos no parlamento europeu a dormir, a brincar na internet, a ler, etc. Tudo menos honrar e prestar o serviço OBRIGATÓRIO que têm perante o povo que os elegeu e responsabilizou pela sua representação em tal orgão democrático. São parasitas, sanguessugas sem brio, moral ou vergonha na cara. Ralé nojenta.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.