/

Kellogg’s só irá comprar óleo de palma a fornecedores que preservem florestas tropicais

Mike Licht, NotionsCapital.com / Flickr

"Quiet Morning, after Carl Vilhelm Holsøe"

“Quiet Morning, after Carl Vilhelm Holsøe”

A multinacional norte-americana Kellogg, conhecida pelos cereais para o pequeno-almoço, anunciou o compromisso de passar a comprar óleo de palma apenas a fornecedores que provem não estar a destruir florestas tropicais.

Num comunicado na sua página eletrónica, a criadora do Corn Flakes e Rice Krispies anunciou que está a “colaborar com os fornecedores para assegurar que o óleo de palma” utilizado pela Kellogg “não está associado ao desflorestamento, mudança climática ou violação dos direitos humanos”, refere Diane Holdorf, diretora da sustentabilidade do grupo.

“Para atingir estes objetivos, a Kellogg passará a exigir a todos os fornecedores globais que façam o rastreamento do óleo de palma até às plantações, o qual deve ser verificado de forma independente e de forma legal”, adiantou a mesma responsável.

“Os fornecedores devem preencher a estes requisitos até 31 de dezembro de 2015 ou estar a trabalhar para preencher lacunas identificadas no plano de ação”, disse.

O óleo de palma é um dos óleos vegetais mais consumidos a nível mundial e é utilizado na indústria, quer nos chocolates, massas, margarinas, biscoitos, gelados, cosméticos e até detergentes e sabonetes.

A grande procura deste óleo vegetal tem vindo a provocar a destruição de florestas tropicais e, consequemente, a afetar a biodiversidade das mesmas.

A aposta na exportação de óleo de palma e o seu cultivo intensivo está a levar que alguns países, como a Indonésia ou Malásia, possam deixar de ter terras cultiváveis nas próximas décadas.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.