//

Justiça ordena testes de DNA em massa em escola francesa para apanhar violador

biologycorner / Flickr

-

Numa decisão inédita, a justiça francesa determinou a realização de testes de DNA a todos os estudantes e funcionários do sexo masculino de uma escola para tentar identificar o autor de uma violação cometida contra uma aluna do estabelecimento de ensino.

A operação, iniciada esta segunda-feira, representa uma recolha massiva de material genético. No total, serão colhidas 527 amostras de material genético de pessoas presentes no dia da agressão, a grande maioria menores de idade (475 alunos, 31 professores e 21 empregados da escola).

A decisão de recolher a saliva de tantas pessoas é decorrente de uma investigação judicial iniciada em outubro passado, após a violação de uma adolescente de 16 anos na casa de banho de uma escola católica privada situada no centro de La Rochelle, no sudoeste da França.

A vítima foi atacada pelas costas e no escuro e, por esse motivo, não é capaz de identificar o agressor, afirma a procuradora de La Rochelle, Isabelle Pagenelle.

A perícia realizada nas roupas da vítima, no entanto, permitiu encontrar o DNA do violador.

Como até agora as investigações não conduziram a uma pista concreta, a Justiça francesa decidiu realizar a mega-operação de recolha de DNA no liceu técnico de Fénelon-Notre-Dame, onde estudam 1,3 mil alunos.

Ninguém é obrigado a colaborar com as investigações, mas quem se recusar a fornecer o material genético, passará a ser considerado suspeito, informou a Justiça do país.

Pista interna

É possível que o agressor seja alguém que não estude ou trabalhe na escola, embora ela seja protegida por muros altos e possua uma única entrada pública.

Mas a polícia acredita que o autor da violação seja alguém ligado à escola.

“A agressão parece ter sido cometida por alguém que conhece o local”, afirmou Chantal Devaux, diretora do colégio, à imprensa francesa.

“Tínhamos duas possibilidades: ou arquivar o caso ou utilizar todos os meios possíveis para identificar o violador”, diz a promotora de La Rochelle.

“É um ambiente fechado e, por esse motivo, há maior probabilidade de que a violação tenha sido cometida por alguém de dentro”, afirma Pagenelle.

“Trata-se também de evitar que isto se repita no futuro”, acrescenta a promotora.

A recolha de saliva será realizada até quarta-feira. Os resultados só deverão ser conhecidos em junho ou julho.

Até agora, as investigações tinham sido realizadas de forma discreta para tentar obter pistas concretas e evitar espalhar o pânico na escola, afirma a imprensa francesa.

Os pais de alunos e funcionários da escola só foram informados sobre os testes de DNA na última sexta-feira.

A escola também criou um “centro de apoio psicológico” para os alunos, que ficará activo o tempo que for necessário, segundo a directora do estabelecimento.

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.