/

Justiça alemã diz que a função “encontrar amigos” do Facebook é ilegal

4

(CC0/PD) edar / pixabay

-

Um dia destes ainda acordamos para um mundo onde as redes sociais são ilegais

A função de encontrar amigos do Facebook parece não ter conseguido encontrar amizades nos tribunais alemães, que dizem que esta função é abusiva e ilegal.

Sendo o Facebook uma rede social que vive à custa das amizades online, será lógico que disponibilize uma função que ajude a encontrar os amigos que por lá já andam.

Isto é feito (para quem quiser) analisando a lista de contactos de um utilizador para ver se nela constam pessoas já registadas no Facebook que queiramos adicionar como amigos.

O problema é que, a quem não for utilizador do Facebook, a função envia um email a pedir que a pessoa se junte ao serviço – e é isso que os tribunais alemães consideram ser o equivalente a spam, e ilegal.

Os tribunais consideram isto como uma forma abusiva de publicidade feita à custa dos dados de cada utilizador, uma vez que se trata de um sistema automático e não de um pedido iniciado expressamente pelo utilizador para cada um dos contactos a pedir que se junte ao Facebook.

Por isso, os tribunais exigem que o Facebook remova esta funcionalidade na Alemanha – sendo de imaginar que, se o Facebook quisesse ser criativo, facilmente poderia passar a deixar que este processo fosse iniciado manualmente pelo utilizador, contornando as objecções do tribunal.

No entanto, não se saibe até que ponto é que o Facebook está com paciência para “brincar” com as burocracias Europeias.

Um dia destes ainda acordamos para um mundo onde as redes sociais são ilegais, pois passa a considerar-se um abuso que um qualquer desconhecido nos peça amizade ou nos “siga”.

É que não só está a incomodar-nos, como poderá estar a invadir a nossa privacidade.

Aberto até de Madrugada

4 Comments

  1. O que é mais ridículo é a grande maioria das pessoas servirem-se desta rede para tudo descarregarem da sua vida privada e não só, mas isso cada um é responsável pela ignorância ou estupidez que possui.

    • Na minha opinião, quanto ao ser ridiculo acho que cada um tem os seus gostos, mas acho que isso até pode ofender as pessoas. Não obstante que a campanha de informação àcerca de as pessoas perderem a sua privacidade (apartir do momento que entram no facebook) deve ser maior (às vezes não temos noção das consequencias). A questão das nudeza das crianças tem sido um motivo. Mas não só (inclusivamemnte fotos nossas que poderão, penso eu, ser utilizadas noutros fins que não o facebook). Depois cada um tem o direito de escolha, de errar, de usar algo que goste. Por fim sou de acordo que cada um é responsável pela ignorância ou estupidez que possui, e acho justo utilizar essa mesma frase para mim , para si, para todos nós. Acho que cada um de nós comete erros e é de certa forma ignorante.

      Fernando

  2. Ridículo porquê? É alguma novidade o facto de as pessoas partilharem a sua vida? Os escritores fazem-no há séculos; também é ridículo? Ou talvez seja apenas ridículo para uns e não para outros…
    Acho que ignorante é não saber o que é uma rede social.

    • Sim é ridículo (e as redes sociais também)!
      Mas, cada uma sabe a vida que tem e, só que tem uma vida real muito triste é que perde tempo com a sua vida virtual!…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.