/

Juros da dívida em mínimos históricos

Os juros da dívida soberana de Portugal continuavam hoje a descer em todos os prazos, situando-se em mínimos de sempre no prazo a dois anos e próximos dos níveis registados no final de 2009 a cinco e dez anos.

Às 8h30 de hoje, os juros a dez anos estavam a 3,854%, contra 3,868% do encerramento de terça-feira e depois de terem descido até 3,853% a 04 de Abril, um mínimo desde o final de 2009.

No prazo de cinco anos, os juros estavam a descer para 2,603%, depois de terem terminado a 2,611% na terça-feira e descido até 2,547% a 10 de Abril, um mínimo desde finais de 2009.

A dois anos, os juros também estavam a descer para 1,139%, um mínimo de sempre e abaixo dos 1,144% de terça-feira.

A agência de notação financeira Fitch anunciou na sexta-feira que actualizou a perspectiva de Portugal de “negativa” para “positiva“, mantendo o ‘rating’ de crédito do país em ‘BB+’ e justificou a medida com os esforços orçamentais acordados por Lisboa e a recuperação geral da economia.

Os juros da dívida soberana da Irlanda estavam hoje a descer a dois anos, a subir a cinco e estabilizados a dez anos.

Dublin terminou oficialmente, a 15 de Dezembro passado, o programa de ajustamento solicitado em 2010 à União Europeia e ao Fundo Monetário Internacional (FMI), no valor de 85 mil milhões de euros.

Os juros de Itália estavam a subir em todos os prazos, enquanto os de Espanha estavam a subir a dois e 10 anos e a descer a cinco anos.

Os juros da dívida da Grécia a 10 anos, o único prazo disponível naquele país, estavam a descer.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.