Jurassic Park estava errado: o Homem corre muito mais depressa do que um dinossauro

Alex Beynon / Flickr

Se o asteróide não tivesse atingido a Terra naquele momento histórico, os dinossauros poderiam andar entre nós - excepto que não haveria um "nós".

Investigadores conseguiram calcular a velocidade a que se movia um dos maiores dinossauros que passou pelo planeta Terra.

Foram muitas as personagens do conhecido filme norte-americano que não conseguiram escapar ilesas aos velozes dinossauros que corriam na sua direção.

Mas agora, segundo uma equipa de investigadores canadianos, essa situação nem sequer seria possível porque os humanos poderiam ser muito mais rápidos do que estas criaturas.

De acordo com o RT, os cientistas descobriram restos fossilizados de um tiranossauro em rochas com mais de 66 milhões de anos no estado de Wyoming, nos Estados Unidos.

Esta rara descoberta baseou-se na existência de uma pegada bem conservada que consistia em três dedos na parte da frente e de um outro mais pequeno na parte traseira.

Segundo a investigação, só os tiranossauros ficaram conhecidos por viver naquela zona e eram os únicos suficientemente grandes para deixar pegadas de 47 centímetros.

De acordo com a pegada encontrada, ou esta pertencia a um jovem T. rex ou então a uma outra espécie mais pequena conhecida por Nanotyrannus lancensis.

Independentemente de qual tenha sido o dinossauro a deixar aquela pegada, é certo que este não seria assim tão rápido como pensávamos, pelo menos naquele momento.

Scott Persons, autor principal do estudo e paleontólogo da Universidade de Alberta, juntamente com o resto da equipa, calculou a que altura estariam as ancas do dinossauro do chão.

Através de duas fórmulas recorrentes, a equipa determinou que estariam entre 1,56 e 2,07 metros do chão. De seguida, mediram a distância entre as pernas para determinar a velocidade do seu movimento.

Os investigadores chegaram à conclusão que, naquele momento, o animal caminhava a uma velocidade aproximada entre 4,5 e 8 quilómetros por hora.

A análise não prova, no entanto, que o T. Rex não poderia ser mais rápido noutras situações, até porque esta pegada mostra apenas um evento isolado.

Um estudo anterior já tinha analisado uma outra pegada semelhante a esta, chegando à conclusão que o dinossauro em questão estava a deslocar-se a 11 quilómetros por hora.

Apesar de já ser um bocadinho mais elevada, esta continua a ser uma velocidade que até um atleta amador conseguia bater.

ZAP // RT

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.