//

Junta em Barcelos premiou com 4.200 euros nascimento de 14 bebés no último ano

rotorhead / SXC

-

A Junta da União de Freguesias de Gamil e Midões, em Barcelos, já premiou com 4.200 euros o nascimento de 14 bebés, desde que há um ano lançou o programa Infância Saudável.

O presidente da Junta, Jorge César Silva, disse à Lusa que o programa, que contempla uma verba de 300 euros por cada nascimento, vai continuar nos próximos anos, por se ter revelado “uma importante ajuda” para os orçamentos familiares.

“Tem permitido atenuar um pouco o impacto que o nascimento de uma criança tem nas contas familiares, sobretudo no primeiro ano de vida”, referiu.

Segundo o regulamento do programa, os 300 euros têm de ser gastos no primeiro ano de vida do bebé, com compras na única farmácia existente nas duas freguesias.

A verba vem sendo gasta, maioritariamente, em vacinas não comparticipadas pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS), em leite infantil adaptado e em produtos de higiene do bebé.

As vacinas levarão a “fatia de leão” dos 300 euros a que Joana Monteiro tem direito pelo nascimento, a 9 de setembro, do Lourenço, o seu segundo filho.

“Comprei algum leite, mas, de facto, estou a reservar o dinheiro para as vacinas que não são comparticipadas pelo SNS, como a da meningite e da gastroenterite”, referiu. Vacinas que, no total, lhe vão custar mais de 600 euros, pelo que a ajuda da Junta “é muito, muito importante”.

O programa Infância Saudável contempla todas as crianças com agregado familiar de residência oficial em Gamil ou Midões.

O valor de 300 euros é atribuído sob a forma de conta corrente disponível na farmácia que serve as duas freguesias e com a qual a Junta de Freguesia estabeleceu um protocolo de cooperação.

Jorge César Silva sublinha que o programa constitui também um “importante” instrumento de apoio à saúde infantil, além de consubstanciar um apoio à farmácia local, “cuja manutenção em funcionamento é manifestamente do interesse público da população”.

Subjacente ao lançamento deste programa está, segundo a Junta, a consciência da “importância que o surgimento de um bebé representa para uma comunidade que se vê a braços com um envelhecimento populacional crescente”.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.