Juncker mandou retirar proposta sobre fim do roaming

2

European Parliament / Flickr

Jean-Claude Juncker

Jean-Claude Juncker

A Comissão Europeia retirou esta sexta-feira a proposta sobre o fim das taxas de roaming, previsto para junho de 2017, devendo um novo texto ser apresentado nos próximos dias.

“Tendo em conta o feedback recebido, o presidente Jean-Claude Juncker deu instruções aos serviços para retirarem o texto e trabalharem numa nova proposta”, disse um porta-voz do executivo europeu.

Alexander Winterstein reiterou que as taxas cobradas para a utilização do telefone móvel e dados noutro Estado-membro da União Europeia vão terminar na data prevista, junho de 2017, garantindo que uma nova proposta será apresentada a curto prazo.

No entanto, questionado sobre esse novo texto, o porta-voz da Comissão Europeia não quis adiantar mais pormenores.

A informação surge depois desta semana ter circulado a notícia de que o fim do roaming iria acontecer mas com regras que pretendiam limitar certos abusos dos consumidores.

A proposta previa um limite de 90 dias por ano ou 30 dias seguidos para o uso de roaming gratuito, após o qual as operadoras de telecomunicações passariam a cobrar taxas.

A Comissão Europeia recorda ainda que no acordo com o Conselho da União Europeia e o Parlamento Europeu ficou definido que terá que haver meios de evitar que o roaming seja usado sem ser num regime de viagens periódicas – a chamada política do “uso razoável”.

ZAP / Lusa

2 Comments

  1. Quando os altos interesses financeiros (aqui as grandes operadoras de telecomunicações) são ameaçados com leis que lhes reduzem os lucros (esbulhos) até o maior poder politico europeu ajoelha.
    Os súbditos politicos representados no parlamento europeu mais os seus comissários são obrigados fazer leis que pareçam satisfazer os interesses dos consumidores.
    Tenho pena que todos nós,consumidores de telecomunicações,não sejamos capazes
    de obrigar estes feudos a respeitarem quem paga.E acho fácil fazê-lo.
    Será que todos poderiam prescindir deste serviço até que fosse aprovado o regime de livre e gratuita utilização da internet(incluindo o serviço de rooming).
    Vamos lá a isso!

  2. Este parasitas mafioso do Luxemburgo sempre trabalhou contra os europeus e a favor dos grande interesses económicos, como se vê mais uma vez!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.