Juiz indicado por Trump considera ataques à Justiça “desanimadores”

Michael Reynolds / EPA

-

Neil Gorsuch, nomeado por Donald Trump para o Supremo Tribunal, afirmou que os recentes ataques do Presidente à Justiça norte-americana são “desanimadores” e “desmoralizadores”.

As declarações de Neil Gorsuch aconteceram esta quarta-feira, na sequência de um encontro com o senador democrata Richard Blumenthal, que as transmitiu à imprensa, escreve o The Guardian.

“Disse muito especificamente que [as declarações de Donald Trump] foram muito desmoralizadoras e desanimadoras e caracterizou-as muito especificamente dessa forma”, afirmou o senador do Connecticut.

Entretanto, um porta-voz do juiz, recentemente nomeado pelo Presidente para o Supremo Tribunal dos EUA, confirmou essas declarações.

No Twitter, o presidente dos Estados Unidos já reagiu à polémica, chamando o democrata de mentiroso. “O senador Richard Blumenthal, que nunca combateu no Vietname, apesar de ter dito durante anos que o fez (grande mentira), agora deturpa o que o juiz Gorsuch lhe disse?”.

Em causa estão as afirmações de Trump relativamente à suspensão da sua ordem executiva anti-imigração feita pelo juiz James Robart na semana passada.

O Presidente americano reagiu no Twitter, afirmando que “a opinião deste assim chamado juiz, que basicamente priva o nosso país da sua polícia, é ridícula e será anulado“.

Aos 49 anos, Gorsuch, que fazia parte de uma lista de 21 possíveis escolhas, é o juiz mais novo a ser nomeado para o Supremo Tribunal dos EUA. É conhecido por ser ultra conservador e defensor das ideias religiosas sendo, por exemplo, contra o aborto e contra a eutanásia.

No momento em que foi anunciada a sua nomeação, vários manifestantes reuniram-se em frente ao edifício do Supremo Tribunal para protestar esta decisão.

ZAP // EFE

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.