/

Jovens foram alvo de tortura em centro de detenção australiano

2

(cv) Aussie Criminals / YouTube

-

Imagens de maus tratos numa prisão para menores, divulgadas por um canal de televisão local, estão a chocar a Austrália. 

O canal de televisão ABC foi o responsável por divulgar as imagens que, nos últimos dias, estão a chocar a população australiana.

Segundo a BBC, fotografias e vídeos mostram jovens de um centro de detenção juvenil, situado no norte do país, serem vítimas de maus tratos e de tortura.

Em alguns casos, vê-se os jovens sem roupa, feridos, encapuzados e acorrentados a cadeiras de imobilização.

Outras denúncias alegam que os guardas chegaram mesmo a lançar gás lacrimogéneo a alguns dos detidos.

O primeiro-ministro australiano, Malcolm Turnbull, anunciou a abertura de um inquérito para investigar o caso.

“Como todos os australianos, estou profundamente emocionado, consternado e horrorizado com as imagens de maus tratos no centro Don Dale”, disse.

O chefe do governo do Território do Norte, Adam Giles, assumiu a responsabilidade pelo ocorrido nos centros de detenção e disse estar “surpreso e enojado” com estas imagens.

O procurador-geral do Território do Norte, John Elferink, que tinha a ser cargo os centros de detenção, já foi destituído do cargo.

O advogado John Lawrence comparou o tratamento dos jovens com os métodos usados na base norte-americana de Guantánamo, em Cuba.

“Estamos a falar de crianças acorrentadas com algemas nos tornozelos, nos punhos e na cintura. Isto está a acontecer na Austrália, no ano de 2016”, condenou o advogado durante o programa, citado pela emissora.

“Se um de nós tratasse os nossos filhos desta maneira provavelmente seria acusado de um crime e as crianças seriam-nos retiradas”, acrescentou.

ZAP / BBC

2 Comments

  1. Nada de novo!
    Já toda a gente minimamente informada sabe como os australianos brancos tratam os aborígenes desde que lhes roubaram o território…
    Este é apenas mais um exemplo do civismo e da cultura dessa gente que ainda há poucos anos roubaram os bebés aos aborígenes para os “castrar”!…

  2. “Se um de nós tratasse os nossos filhos desta maneira provavelmente seria acusado de um crime e as crianças seriam-nos retiradas”, acrescentou.,
    Por favor corrijam esta falha e escrevam bom português… “as crianças ser-nos-iam retiradas”.
    Obrigada

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.