Jovem de 14 anos violada na Índia por ordem das autoridades

6

Chethan Cee / flickr

-

Uma jovem de 14 anos foi violada na Índia por ordem de um conselho local porque o seu irmão tinha abusado de outra mulher no Estado de Jharkhand, no leste do país, informou esta quarta-feira uma fonte policial.

Os factos ocorreram no passado domingo quando um homem violou uma mulher na localidade de Gulgulia Dhoram, algo que foi denunciado ao conselho local pela família da vítima, disse o comissário Virender Kumar.

O conselho – denominado “panchayat”, um sistema de justiça paralela – decidiu que a irmã do agressor fosse violada pelo marido da mulher agredida, de acordo com a fonte citada pela agência espanhola EFE.

A Polícia deteve o irmão da jovem violada, o marido da mulher agredida e o dirigente do conselho local.

Muitas localidades da Índia mantêm um sistema de conselhos rurais que fazem justiça nas costas da polícia e dos tribunais, e que reivindicam legitimidade paralela.

As suas decisões baseiam-se em tradições que são incompatíveis com a justiça indiana, como os “crimes de honra”, a proibição de matrimónios entre pessoas da mesma localidade ou sentenças de exílio.

As denúncias por violação na Índia aumentaram 35% em 2013 relativamente ao ano anterior, um incremento desencadeado pela violação e assassínio de uma estudante de 23 anos em Nova Deli, em dezembro de 2012.

Essa agressão provocou protestos e um debate sem precedentes pela situação da mulher e desde então a imprensa indiana informa continuamente acerca de delitos sexuais contra as mulheres.

/Lusa

6 Comments

  1. Desde que eu era piqueno, os nossos pindéricos “jornalistas”, e alguns ainda, continuam a chamar “aquilo, a maior democracia do mundo”, Quando a Índia é apenas o maior caixote do lixo do mundo! E, ao que parece, têm para aí mais de trezentos mil deuses …

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.