José Sócrates pede afastamento do juiz Carlos Alexandre

5

Mário Cruz / Lusa

Ex-primeiro ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

Ex-primeiro ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

A defesa de José Sócrates apresentou esta quarta-feira um pedido de recusa do juiz Carlos Alexandre, do Tribunal Central de Instrução Criminal, disse à Lusa fonte do Tribunal da Relação de Lisboa, instância que vai analisar o incidente.

O pedido de afastamento do “super-juíz” Carlos Alexandre do processo Operação Marquês, no qual o antigo primeiro-ministro José Sócrates é arguido, surge no seguimento de uma entrevista concedida pelo magistrado à SIC Notícias na passada quinta-feira.

A 8 de setembro, o juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal deu uma entrevista na qual afirma acreditar que é alvo de escutas.

O juiz diz ainda que não tem “dinheiro em contas de amigos”.

Estas palavras originaram polémica e já tinha levado José Sócrates a queixar-se de “abuso de poder” e de falta de imparcialidade do magistrado.

Carlos Alexandre é o juiz que decretou a prisão preventiva do ex-primeiro-ministro no âmbito da Operação Marquês.

Entretanto, o Conselho Superior da Magistratura, o órgão superior de gestão e disciplina dos juízes dos tribunais judiciais portugueses, já anunciou que vai analisar a referida entrevista, em reunião plenária marcada para dia 27.

ZAP / Lusa

5 Comments

  1. Andamos a comentar a corrupção em casas alheias e não temos vergonha de uma comunicação social corrupta, de advogados pagos a peso de ouro com dinheiro nosso desviado para pôr e interpor e “sacanear” quem quer que seja em nome de jogos secretos e tenebrosos de poder. E o povo a achar natural a nossa corrupção e esganando-se a olhar para os outros.

  2. Num país de direito já estariam todos no xadrez! Tanto o pirata como os advogados… Uma autêntica vergonha e fantochada.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.