/

José Eduardo Agualusa é finalista do Man Booker Prize

LaraLongle

O escritor angolano José Eduardo Agualusa

O escritor angolano José Eduardo Agualusa

Já é conhecida a lista dos 13 nomeados para o prémio literário Man Booker International Prize e há dois escritores lusófonos entre os finalistas: o angolano José Eduardo Agualusa e o brasileiro Raduan Nassar.

Depois da estreia da língua portuguesa em 2015, com Mia Couto, há novamente autores lusófonos entre a lista de 13 finalistas do Man Booker International Prize, um dos prémios mais importantes da Literatura contemporânea, divulgada na madrugada de quinta-feira.

José Eduardo Agualusa é nomeado pelo livro “Teoria Geral do Esquecimento“, enquanto o brasileiro Raduan Nassar é reconhecido pela a obra “Um Copo de Cólera“.

O vencedor é anunciado a 16 de maio, no Victoria & Albert Museum, em Londres, mas uma short list com os seis livros finalistas vai ser revelada a 14 de abril. A obra vencedora recebe um prémio de 50 mil libras (64 mil euros), dividido entre o autor e o tradutor da obra para inglês.

“Teoria Geral do Esquecimento” é um romance de José Eduardo Agualusa que conta a história de uma mulher portuguesa que, aterrorizada com a evolução dos acontecimentos em Luanda, às vésperas da Independência em 1975, ergue uma parede separando o seu apartamento do restante edifício – do resto do mundo. “Durante quase trinta anos sobreviverá a custo, como uma náufraga numa ilha deserta, vendo, em redor, Luanda crescer, exultar, sofrer”, descreve a sinopse.

Este livro “sobre o medo do outro, o absurdo do racismo e da xenofobia, sobre o amor e a redenção” foi editado em 2012 pela Dom Quixote e publicado agora no Reino Unido pela Harvill Secker.

O autor de “Estação das Chuvas” (1996), “O Vendedor de Passados” (2004) e “Barroco Tropical” (2009) é também conhecido também por defender a causa do grupo de 15 ativistas angolanos acusados de perpetuarem um golpe de estado, no qual se encontrava Luaty Beirão, rapper e voz ativa na discussão do regime angolano que registou 36 dias de greve de fome, uma forma de protesto contra a prisão preventiva e o governo do país.

Raduan Nassar, brasileiro de 80 anos, é autor de poucas obras, entre as quais se destacam “Lavoura Arcaica” (1975) e “Um Copo de Cólera” (1978), romance nomeado para o prémio que foi apenas agora editado em inglês pela Penquin Modern Classics.

O Man Booker International Prize, que premeia os melhores livros de ficção traduzidos para língua inglesa, teve a primeira edição em 2005 e surgiu do Booker Prize, um dos mais importantes prémios literários britânicos.

O prémio, aberto a escritores de todo o mundo, reconheceu no ano passado o romance “Brief Story of Seven Killings”, do jamaicano Marlon James (que será publicado pela Relógio de Água ainda este ano), e já foi vencido por nomes como William Golding, Salman Rushdie, Ian McEwan ou Eleanor Catton.

Este ano foram avaliados 155 obras, e a lista de semifinalistas desta edição do Man Booker International Prize – a “Man Booker Dozen” – é excepcionalmente longa, com 13 candidatos.

Agualusa e Nassar estão nomeados ao lado de escritores conhecidos, incluindo vencedores do Prémio Nobel, nomeadamente o japonês Kenzaburo Õe, com a obra “Death By Water”, e o turco Orhan Pamuk, com o livro “A Strangeness in My Mind”, e ainda a italiana Elena Ferrante, com “História da Menina Perdida”.

Eis a lista completa dos nomeados:

  • José Eduardo Agualusa (Angola), Teoria Geral do Esquecimento
  • Raduan Nassar (Brasil), Um Copo de Cólera
  • Kenzaburo Oe (Japão), Death by Water
  • Orhan Pamuk (Turquia), A Strangeness in My Mind
  • Elena Ferrante (Itália), A História da Menina Perdida
  • Han Kang (Coreia do Sul), The Vegetarian
  • Maylis de Kerangal (França), Mend the Living
  • Eka Kurniawan (Indonésia), Man Tiger
  • Yan Lianke (China), The Four Books
  • Fiston Mwanza Mujila (República Democrática do Congo/Áustria), Tram 83
  • Marie NDiaye (França), Ladivine
  • Aki Ollikainen (Finlândia), White Hunger
  • Robert Seethaler (Áustria), A Whole Life

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.