Jornalista “porta-voz” dos Anonymous condenado a 5 anos de prisão

Free Barrett Brown / Wikimedia

Barrett Brown, o "porta-voz" do Anonymous

Barrett Brown, o “porta-voz” do Anonymous

Um jornalista norte-americano, conhecido por ter coberto a atividade do grupo de piratas informáticas Anonymous, e que chegou a ser considerado o seu porta-voz informal, foi hoje condenado a 63 meses de prisão.

O processo de Barrett Brown, de 33 anos, que estava detido desde 2012, mobilizou os defensores da liberdade de imprensa.

Num primeiro tempo foi acusado de colaboração com os piratas informáticos, mas no final confessou-se culpado em acusações de menor importância.

“Os Estados Unidos da Injustiça: Barrett Brown condenado a 63 meses numa prisão federal”, divulgou na rede social Twitter o grupo de apoio ao jornalista “Free Barrett Brown” (“Libertem Barrett Brown”), depois de pronunciada a sentença, em Dallas, no Estado do Texas.

O jornalista, que escreveu para títulos como a Vanity Fair ou o Huffington Post, é visto por alguns como um apoio do grupo Anonymous e foi acusado por ter colocado ligações a sítios na internet com informações roubadas à empresa de segurança Stratfor Global Intelligence em 2011.

Na sua defesa, Barrett Brown lamentou que o governo o “ameace com dezenas de anos de prisão por ter copiado e colocado uma ligação disponível publicamente, que outros jornalistas também difundiram sem serem acusados”.

O jornalista e os seus apoiantes, como os Repórteres Sem Fronteiras, tinham solicitado que a sua pena correspondesse apenas ao tempo já passado na prisão, ou seja 30 meses.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.