/

Jornal britânico multado por pedir às pessoas para votarem em Cameron

World Economic Forum / Flickr

O primeiro ministro britânico, David Cameron

O primeiro ministro britânico, David Cameron

O jornal britânico enviou um e-mail aos seus leitores em maio passado, no próprio dia das eleições, a pedir para que votassem no partido do então primeiro-ministro.

O jornal The Telegraph foi multado com uma coima de 30 mil libras, cerca de 41 mil euros, por ter enviado um e-mail a todos os seus leitores, no qual pedia que votassem no Partido Conservador, avança o The Guardian.

A 7 de maio, o dia das eleições, o jornal britânico enviou, juntamente com a atualização habitual das notícias, uma carta assinada pelo editor Chris Evans, com o pedido explícito para votar no partido do atual primeiro-ministro.

“As pessoas podem até perceber que o editorial de um jornal tem uma certa inclinação política, mas quando o Telegraph as contacta para votarem num partido político passa dos limites”, acusa um dos responsáveis pelo Information Commissioner’s Office, Steve Eckersley.

“Os leitores assinaram o serviço de e-mail do jornal para estarem atualizadas ou para descobrir outros assuntos pelos quais se interessam. Não estavam à espera que lhe fosse dito em quem votar”, continua.

Na respetiva carta, Evans considerou aquele dia de eleições como “o mais importante desde 1979” e questionou os leitores se não seria melhor continuar com a abordagem “aberta e liderada pelo empreendimento económico” dos conservadores.

Foram várias as pessoas que se queixaram da atitude levada a cabo pelo jornal nas redes sociais, sobretudo no Twitter, mas o número de queixas formais acabou por ser muito baixo, apenas 17 no total.

Face a essas circunstâncias, o jornal foi multado apenas no valor de 30 mil libras, um valor que podia ter alcançado as 500 mil, cerca de 685 mil euros.

O e-mail foi enviado no mesmo dia em que já a capa do jornal britânico incitava ao voto no partido de David Cameron, acompanhada pela manchete: “Não faça nada de que se possa arrepender”.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.