Jihadistas destroem mesquistas-mausoléu sunitas históricas

clifskif / Flickr

Mesquita de Gergis, Mossul, Iraque

Mesquita de Gergis, Mossul, Iraque

 

Os jihadistas do Estado Islâmico (EI) destruíram com explosivos, nas últimas horas, quatro mesquitas-mausoléus sunitas na cidade de Mossul, no norte do Iraque, disse à agência noticiosa espanhola Efe uma fonte governamental local.

A fonte, que pediu o anonimato por motivos de segurança, adiantou que o EI fez explodir as mesquitas do imã Mohsen e do sultão Wis, bem como outras duas mais pequenas, localizadas no centro de Mossul.

Os membros do EI capturaram também dois clérigos que mostraram o seu repúdio face a estes atos e cujo paradeiro é agora desconhecido.

A origem destes centros religioso, cujo interior albergava notáveis mausoléus, data das épocas dos califados omíada e abássida, nos anos 662-1258 d.C.

Antes da destruição, o EI avisou os habitantes para desocuparem as casas e justificou a medida com o facto de as mesquitas terem mausoléus.

O grupo jihadista professa uma corrente extremista do Islão sunita que rejeita a existência de mausoléus dentro das mesquitas, porque considera que os fiéis podem dirigir as suas orações às pessoas que ali estão sepultadas e não a Deus.

Por esse motivo, o EI encerrou recentemente outras quinze mesquitas-mausoléu no centro de Mossul, que datam das mesmas épocas e que planeia também destruir.

Desde que o EI se apoderou de Mossul, a 10 de junho, os seus combatentes sunitas têm destruído várias mesquitas-mausoléus da mesma confissão, bem como igrejas e mosteiros.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.