/

Jihadista que ameaçou Portugal e Espanha é português

4

Steve Duarte, jihadista português do Estado Islâmico

O jihadista do grupo terrorista Estado Islâmico que protagoniza um dos mais recentes vídeos da organização, onde se fazem ameaças directas a Portugal e Espanha, terá nacionalidade portuguesa.

Nascido no Luxemburgo, filho de emigrantes portugueses oriundos de Trás-Os-Montes, Steve Duarte, como é identificado pelo jornal Expresso, terá passaporte português.

No vídeo onde aparece de cara e cabeça tapadas, mas com algum cabelo louro visível, e a falar em francês, o jihadista promete que o grupo terrorista vai recuperar a Península Ibérica (“Al-Andalus”, como refere, numa alusão à expressão usada durante a invasão muçulmana).

O Expresso sustenta que, no fim da gravação, o jihadista português “mata a tiro um dos cinco reféns que surgem no vídeo de oito minutos, identificados como traidores do Estado Islâmico”.

De acordo com o semanário, Steve Duarte “regressava frequentemente à Figueira da Foz, terra onde ainda tem família”.

A sua conversão ao Islão terá ocorrido em 2010, numa mesquita da Argélia.

El Mundo

Terrorista do Daesh ameaça a Península Ibérica, num vídeo publicado a 30 de janeiro, será o português Steve Duarte

O Público avança que Duarte é um dos “máximos responsáveis dos serviços de propaganda” do auto-proclamado Estado Islâmico (EI).

Ele comandará o chamado Media Front, a estrutura que trata da propaganda do grupo terrorista, área essencial da sua estratégia.

O Público nota que tem “profundos conhecimentos em informática e vastos recursos na utilização das redes sociais”.

Steve Duarte terá viajado para a Síria em 2014, quando tinha 27 anos, no seio do primeiro grupo de jihadistas portugueses que se juntaram ao EI.

Antes disso, terá tentado uma carreira como cantor de Hip Hop, segundo o Expresso, e terá até actuado em bares da Figueira da Foz com o nome artístico de Pollo.

ZAP

4 Comments

  1. Se é português, já nem comento, amigo camarada e compatriota já sabes que é por cima que se começa a decapitar, deixa os pobres indefesos em paz e terás a minha amizade, abraço.

  2. Optima identificaçao do portugues.. agora vou à figueira aproveitar o sol, levo a cassadeira e todos os loiros de cabelo comprido e de nome steve,,,,,,,,,,,,levam um tiro………

  3. “JIHADISTA QUE AMEAÇOU PORTUGAL E ESPANHA É PORTUGUÊS”;
    “…terá nacionalidade portuguesa.”
    Muito bom… isto é que são noticias de “qualidade”!…
    .

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.