Jia Jia faz 37 anos e torna-se o panda mais velho do mundo em cativeiro

Nigel's Europe & beyond 2 / Flickr

Jia Jia, aos 37 anos, tornou-se a panda gigante mais velha em cativeiro

Jia Jia, aos 37 anos, tornou-se a panda mais velha em cativeiro

A panda Jia Jia, residente de um parque temático de Hong Kong, festejou o seu 37.º aniversário, atingindo o recorde de longevidade em cativeiro.

Para assinalar a data, Jia Jia teve direito a bolo de gelo e frutas no Ocean Park, onde habita em Hong Kong.

Com 37 anos – o equivalente a mais de cem anos na vida de um humano – a fêmea estabeleceu dois recordes Guinness, tornando-se o mais velho panda atualmente vivo em cativeiro e o único a atingir uma idade tão avançada fora do seu habitat natural, afirmou Blythe Ryan Fitzwilliam, representante do Guinness World Records.

Pertencente à subespécie de pandas gigantes, Jia Jia, cujo nome significa “excelência”, nasceu na província chinesa de Sichuan, em 1978, e foi oferecida a Hong Kong em 1999, por ocasião do segundo aniversário da transferência da soberania da Grã-Bretanha para a China.

O recorde anterior era detido por um macho, Du Du, que morreu em julho de 1999, aos 36 anos, num jardim zoológico na província de Hubei.

Apesar de as exatas datas de nascimento de Du Du e Jia Jia serem desconhecidas porque ambos nasceram nas montanhas, a Guinness concluiu que a fêmea é mais velha uns meses.

De acordo com a veterinária, Paola Martelli, Jia Jia é um encanto, apesar do peso dos anos, das cataratas e problemas de tensão arterial.

“Ela agora dorme mais, é menos ativa. Mas está a envelhecer muito bem, como uma avó“, afirmou.

Atualmente Jia Jia come mais suplementos de fibras, pois já não consegue mastigar o bambu que constitui a base da alimentação destes animais.

Segundo o mais recente estudo realizado pela autoridade chinesa de administração das florestas, 1.864 pandas gigantes viviam em estado selvagem na China em 2013.

Atendendo às baixas taxas de natalidade dos pandas, programas de reprodução em cativeiro têm sido levados a cabo para garantir a sua sobrevivência.

Mamíferos com um código genético semelhante ao dos ursos, os pandas pesam 100kg em média, medem até 1,80 metros, e têm seis dedos.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.