Jeb Bush candidata-se à Casa Branca

2

Jeb Bush, filho e irmão dos dois últimos presidentes republicanos dos Estados Unidos, oficializou esta segunda-feira a candidatura às primárias presidenciais de 2016, num discurso em Miami, no sudeste do país.

“Sou candidato à presidência dos Estados Unidos“, declarou, perante apoiantes, sublinhando que os norte-americanos merecem melhor do que um Presidente democrata, após oito anos de Barack Obama.

“O partido na Casa Branca já está a planear uma primária sem suspense, para uma eleição sem mudança”, afirmou Jeb Bush, referindo-se ao estatuto de favorita da antiga secretária de Estado Hillary Clinton para as primárias democratas.

“Sabemos que a América merece melhor”, declarou.

O republicano, de 62 anos, apresentou um longo balanço do mandato como governador do Estado da Flórida, de 1999 a 2007, uma experiência executiva apresentada como a melhor preparação para a presidência do país.

“Um regresso à livre iniciativa e a um povo livre. Sei que é possível porque já o fiz”, afirmou, acrescentando: “Não há qualquer razão que nos impeça de termos um crescimento de 4% ao ano. E este será o meu objetivo como presidente: 4% de crescimento e 19 milhões de empregos resultantes“.

O candidato republicano prometeu enfrentar os sindicatos e a burocracia da capital federal.

“Precisamos de um Presidente disposto a mudar toda a cultura da nossa capital”, acrescentou Jeb Bush, que se apresentou como um responsável político exterior ao jogo político do país.

Sobre política externa, Bush analisou os anos “Obama-Clinton-Kerry” aos quais atribuiu uma série de crises no estrangeiro.

A apresentação da candidatura de Jeb Bush em Miami, cidade onde a comunidade cubano-norte-americana é importante e influente, reuniu numerosos apoiantes hispânicos. A mulher de Jeb, Columba, é de origem hispânica.

“Nesta família, não só falamos espanhol, como sabemos a importância da comunidade latina”, declarou o filho de Jeb Bush, George P. Bush, eleito local no Estado do Texas (sul), na apresentação da candidatura do pai.

/Lusa

2 Comments

  1. Este deu-se conta agora, que ainda há alguns países que têm petróleo e não estão em guerra, e que é tempo de por cobro a isso.
    Família de pulhas

  2. Eis o longo balanço do mandato como governador do Estado da Flórida, de 1999 a 2007: 8 execuções por electrocussão na cadeira eléctrica.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.