//

Jean-Claude Juncker recebe António Costa em Bruxelas

European Council / Flickr

Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia

Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, recebe o primeiro-ministro, António Costa, na próxima quinta-feira, em Bruxelas, antes de uma cimeira de chefes de Estado e de Governo da União Europeia (UE), anunciou o executivo comunitário.

Uma porta-voz da Comissão Europeia indicou que a reunião, a ter lugar na quinta-feira, se realiza no quadro do Conselho Europeu de 18 e 19 de fevereiro, à margem do qual Jean-Claude Juncker tem previstos encontros bilaterais com vários líderes, entre os quais António Costa.

O líder do governo português será assim recebido pela primeira vez no Berlaymont, sede da Comissão Europeia, desde que tomou posse como primeiro-ministro, em novembro do ano passado.

O encontro de Juncker e Costa tem lugar cerca de duas semanas depois de a Comissão Europeia e o Governo terem alcançado um compromisso sobre o projeto de Orçamento do Estado português para 2016, na sequência de intensas negociações entre Bruxelas e Lisboa.

Após receber António Costa, e antes de ambos participarem na cimeira de líderes da UE, Jean-Claude Juncker participará também na tradicional “minicimeira” do Partido Popular Europeu (PPE) que antecede os Conselhos Europeus, na qual deverá encontrar o ex-primeiro-ministro e líder do PSD, Pedro Passos Coelho.

A cimeira de líderes da UE será dominada pela questão das reformas reclamadas pelo Reino Unido para permanecer na União (o chamado “Brexit”) e ainda pela crise migratória e de refugiados.

Bom Dia

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.